Real Madrid perde (0-1) em Bilbau sem Figo

10 fev 2001, 23:01

Corunha vence e aproxima-se dos «merengues» Sem Figo, castigado por acumulação de amarelos, o Real Madrid perdeu (0-1) com o mesmo Athletic Bilbao que, há uma semana, foi goleado (0-7) pelo Barcelona. O Corunha, que bateu (4-1) a Real Sociedad, foi o grande beneficiado com o desaire dos «merengues», pois está agora a apenas quatro pontos do líder.

O Real Madrid não conseguiu superar a ausência de Figo e perdeu (0-1) frente ao mesmo Athletic de Bilbau que há uma semana foi goleado por 0-7 pelo Barcelona, numa partida onde os madrilenos não souberam dar a volta ao marcador depois de um golo sofrido nos primeiros minutos. A derrota dos merengues permitiu aos seus adversários reduzir as distâncias, pois o Deportivo da Corunha e Valência venceram. O Barcelona também tem amanhã (domingo), frente ao Racing Santander (último classificado), a oportunidade de ficar mais perto do rival de Madrid. 

Os madrilenos, sem Figo, castigado por acumulação de cartões amarelos, não estiveram acertados no ataque, não souberam criar muitas oportunidades e as poucas que tiveram não as aproveitaram. Os jogadores tinham insistido na importância da vitória para defrontar com mais tranquilidade os jogos que se avizinham com o Corunha e Barcelona, mas não puderam começar pior. 

Logo ao minuto três, uma má saída do guarda-redes Casillas permitiu Alkiza abrir o marcador para a equipa basca. O Athletic dedicou-se a defender o resultado, procurarou o contra-ataque e cedeu a iniciativa do jogo ao Real, que controlava a bola, mas não sabia como superar a boa defesa dos locais. Só um lançamento cruzado de Guti, que saiu fora, foi o melhor dos ataques do Real na primeira metade. Ainda assim, a melhor oportunidade da primeira metade foi para o Bilbau, com um grande cabeceamento de Urzaiz ao poste. 

Na segunda parte, o Real continuou à procura da vitória, mas não soube como a conseguir. Nem Munitis, nem Morientes, e especialmente Raúl, com um erro inacreditável num remate de cabeça dentro da área que saiu fora, tiveram sucesso perante uma baliza que acossavam mas que não conseguiam chegar com claridade. O Bilbao podia ter conseguido o golo da tranquilidade antes do final, mas os seus contra-ataques e as jogadas de bola parada não conseguiram alterar o marcador. 

Foi a primeira derrota do Real Madrid no ano 2001, já que não tinha perdido nas últimas 12 jornadas, desde o mês de Novembro. Os madrilenos regressam na terça-feira à Liga dos Campeões, num difícil embate com a Lazio, para depois defrontarem, na Liga espanhola, sucesivamente, o Racing Santander, Deportivo Corunha e Barcelona. 

O Corunha foi um dos grandes beneficiados da derrota do Real Madrid. Venceu claramente por 4-1 a Real Sociedad, com um «hat-trick» do avançado Diego Tristán. A equipa galega, que não contou com Hélder, fica apenas a quatro pontos do Real Madrid e começa uma das quinzenas mais importantes da época, pois joga na quarta-feira na Liga dos Campeões, frente ao Galatasaray, no sábado contra o Barcelona e recebe o Real Madrid dentro de duas jornadas. 

O Valência também conseguiu um resultado folgado (3-0) frente ao Numância. Os mediterrânicos, que não tinham ganho nenhum dos últimos quatro jogos, reduziram a diferença para o Real Madrid para sete pontos, com golos de Sánchez, Mendieta e Diego Alonso. 

Em Madrid, o Rayo Vallecano venceu no último minuto o Osasuna por 2-1 num jogo em que, embora tivesse obtido a vitória, voltou a mostrar que vai defrontar o Bordéus de Pauleta, na Taça da UEFA, num dos seus piores momentos de forma. Nuno e Hélder encontraram-se com maior sucesso para o segundo, que só jogou a segunda metade. Os madrilenos adiantaram-se no marcador com um golo de Quevedo, consentiram o empate na segunda parte, viram a equipa de Pamplona falhar uma grande penalidade, sofreram uma expulsão e, finalmente, conseguiram a vitória com um bom lançamento livre de Luis Cembranos. 

Espanhol e Celta fecharam a jornada. Um golo de Catanha nos últimos minutos deu a vitória aos galegos, que nos últimos três jogos conseguiram somar sete pontos, o que os afasta das posições de despromoção. 

Resultados da 22ª jornada 

Sábado:

Athletic Bilbau¿Real Madrid, 1-0

(Alkiza, 3m)

Deportivo Corunha¿Real Sociedad, 4-1

(Diego Tristán, 5m, 42m e 62m; Donato, 27m) (De Pedro, 68m)

Valência¿Numância, 3-0

(Sánchez, 17m; Mendieta, 41m; Diego Alonso, 80m)

Rayo Vallecano¿Osasuna, 2-1

(Quevedo, 22m; Luis Cembranos, 91m) (Alfonso, 63m)

Espanhol¿Celta, 0-1

(Catanha, 88m) 

Jogos de domingo:

Barcelona ¿ Racing Santander

Oviedo ¿ Villarreal

Málaga ¿ Maiorca

Valladolid ¿ Las Palmas

Alavés - Saragoça

Patrocinados