Real Madrid consolida liderança em Espanha com goleada

14 abr 2001, 23:30

Valência perde, Barcelona volta a empatar O Real Madrid consolidou hoje (sábado) a liderança da I Liga espanhola, numa jornada em que o Valência perdeu com o Alavés por 1-2 e o Deportivo da Corunha conseguiu uma vitória sofrida frente ao Osasuna. O Barcelona também perdeu pontos face ao líder, já que empatou em casa com o Saragoça, protagonizando o segundo empate consecutivo a quatro golo. Tudo no dia em que Luís Figo completou 200 jogos na I Liga.

O Real Madrid consolidou hoje (sábado) o primeiro lugar na Liga espanhola. A equipa do português Luís Figo, que hoje completou 200 jogos na I Liga, viu um dos seus principais rivais perder terreno na corrida pelo título, já que o Valência foi derrotado em casa pelo Alavés por 1-2. O Deportivo sofreu bastante para derrotar o Osasuna, mas acabou por conseguir conquistar os três pontos nos últimos minutos da partida.  

Os madridistas conseguiram uma vitória fácil perante o Villarreal por 4-0, num encontro em que Raúl e Morientes estiveram ausentes. Na partida 200 de Figo, que serviu também para o clube madrileno prestar a última homenagem ao falecido ex-presidente Ramón Mendoza, os merengues superaram um difícil teste contra uma equipa que só conseguiu aguentar a grande partida dos homens de Madrid durante a primeira metade. As coisas podiam ter sido diferentes se Palermo e Jorge López tivessem aproveitado as várias oportunidades dos primeiros minutos. 

Mas se os visitantes perdoaram, Guti não o fez. O avançado demostrou mais uma vez que pode substituir outro jogador do plantel e foi o melhor da partida ao marcar três golos. Destaque para o primeiro golo do encontro, em que Roberto Carlos cruzou do lado esquerdo e Guti marcou à entrada da grande-área, através de um remate espectacular. 

O Villarreal conseguiu resistir até o intervalo, mas na segunda parte o Real voltou a realizar uma exibição ao seu melhor nível e, em apenas 13 minutos, esmagou os visitantes com mais dois golos, um de Guti e outro de Roberto Carlos.  

Figo, que esteve ao mesmo nível exibicional do resto da equipa, foi «eclipsado» pela boa actuação de Guti, e acabou por ser substituído por Munitis, aos 69 minutos. Resta agora pensar na próxima eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Galatasaray de Mário Jardel. 

Se o Real encheu os seus adeptos de ilusão, o Corunha sofreu muito mais do que certamente esperava para derrotar o Osasuna, que chegou à Galiza nas posições de despromoção.  

A equipa visitante - em que o português Nuno, emprestado pelo Corunha, não jogou devido a uma claúsula contratual - conseguiu colocar-se em vantagem na primeira parte com um golo de Iván Rosado. Os galegos empataram aos 52 minutos, com um golo de Makaay, e completaram a reviravolta do resultado a quatro minutos do fim, com um golo de Fernando. As baixas na defesa local, devido a sanções e lesões, levaram a que o português Hélder conquistasse a titularidade, jogando os noventa minutos e vendo um cartão amarelo. 

A jornada acabou por ser desfavorável para o Valência. A equipa de Héctor Cúper está cada vez mais longe do título depois de ser derrotada no seu estádio pelo Alavés. Mendieta marcou na própria baliza aos sete minutos, mas Vicente empatou à passagem do primeiro quarto de hora. Já no segundo tempo, o norueguês Eggen marcou o golo da vitória. 

E o Barcelona? Isso é outra história completamente diferente. Os catalães estão a fazer jogos espectaculares... para empatarem. Numa partida que deveria ser uma homenagem a Guardiola, a equipa de Serra Ferrer protagonizou o segundo empate consecutivo a quatro golos.  

A sorte esteve do lado dos catalães, já que a dez minutos do final estavam a perder por 2-4. Simão foi titular, mas acabou por ser substituído no segundo tempo, não participando nos espectaculares últimos minutos do encontro. 

O Saragoça esteve sempre em vantagem no marcador. Esnáider voltou a brilhar e marcou o primeiro com um remate dentro da área. Antes do intervalo, os visitantes ampliaram a vantagem na sequência de uma defesa incompleta do guarda-redes Reina. Jamelli aproveitou o deslize e marcou o segundo. 

O Barcelona tentou reagir depois do intervalo e Overmars aproveitou um bom passe de Cocu para marcar. Mas os catalães só tiveram alguns minutos de bom futebol, caindo novamente num jogo desinteressante. Pouco depois chegou a loucura. Quatro golos em seis minutos. José Ignacio marcou para o Saragoça, Kluivert para o Barcelona, Esnáider para os visitantes e outra vez o holandês para os locais.  

No minuto 80, o resultado era 3-4. Tudo podia ter acontecido, mas o empate chegou ao cair do pano, por intermédio de um remate de Rivaldo. Não foi certamente a homenagem que Guardiola desejava, mas os catalães podem ficar contentes com o resultado. 
 

LIGA ESPANHOLA - 30ª JORNADA 

Sábado, 14 de Abril 

Real Madrid-Villarreal, 4-0

(Guti, 20m, 50m e 59m; Roberto Carlos, 54m) 

Deportivo Corunha-Osasuna, 2-1

(Makkay, 52m; Fernando, 86m) (Iván Rosado, 25m) 

Valência-Alavés, 1-2

(Vicente, 15m) (Mendieta 7m pb; Eggen, 72m) 

Barcelona-Saragoça, 4-4

(Overmars 52m; Kluivert 77m e 79m; Rivaldo, 91m) (Esnáider, 8m e 78m; Jamelli, 44m; José Ignacio, 76m)  

Domingo, 15 de Abril 

Valladolid-Oviedo

Málaga-Rayo Vallecano

Athletic de Bilbau-Espanhol

Racing Santander-Celta

Maiorca-Las Palmas

Numância-Real Sociedad

Mais Lidas

Patrocinados