Jogador paraguaio do Espanhol investigado por possuir passaporte falso

21 fev 2001, 16:50

Federação duvida da veracidade dos documentos Delio Toledo, jogador do Espanhol, está a ser investigado por possuir pasaporte falso. O jogador adquiriu nacionalidade espanhola mas as autoridades duvidam a veracidade dos documentos.

O defesa paraguaio do Espanhol, Delio Toledo, está ser investigado pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Em causa está o passaporte do jogador, que as autoridades suspeitam que seja falso. O defesa foi apanhado de surpresa pela investigação e garante que não existe qualquer irregularidade. 

«Estou surpreendido com tudo isto porque até agora a minha situação era normal», salienta Toledo, adiantando que possui «bilhete de identidade e passaporte espanhóis, e estes estão em ordem». 

A RFEF solicitou a todos os clubes espanhóis a documentação dos jogadores que nasceram fora do país e possuem passaporte comunitário para analisar a veracidade dos documentos. 

Na sequência da investigação, Toledo foi chamado a depor no Comité de Competição da REFE e comprovar que o seu avô paterno era espanhol. O jogador já tinha alinhado como comunitário ao serviço da Udinese, de Itália, e quando chegou ao Espanhol regularizou a sua situação, adquirindo nacionalidade espanhola. 

Jogador argentino suspenso por três meses 

As investigações sobre os passaportes falsos estão a gerar polémica por toda a Europa. O avançado argentino Emiliano Romay, que alinha no Nice, foi suspenso por três meses pela federação francesa.  

O jogador terá utilizado documentação falsa que lhe permitiu alinhar no campeonato francês como comunitário. De acordo com o presidente da Comissão Jurídica da Federação francesa, Jean Pierre Camus, «a pena atribuída a Romay foi mínima por estar comprovado que foi enganado pelos seus empresários».

Mais Lidas

Patrocinados