Fiorentina sem Batistuta vende menos lugares

5 set 2000, 21:40

Apenas cinco mil vendidos no estádio Artemio Franchi

A um mês do ínicio do campeonato, a Fiorentina, onde jogam os portugueses Rui Costa e Nuno Gomes, tem apenas cerca de 5 mil lugares vendidos para a próxima temporada. Na época passada o clube italiano assegurou 32 505 lugares, que se traduziram na receita de 2,1 milhões de contos. 

Esta falta de entusiasmo dos adeptos pode ser resultado da saída do ídolo Gabriel Batistuta, que no fim do ano passado se transferiu para o Roma: «Seguramente não vamos vender os 32 mil lugares, a saída de Batistuta contribuíu negativamente para a adesão ao clube. Os adeptos ainda estão num momento de reflexão. Provavelmente esperavam um jogador de nome sonante. Mas nem sempre se vence com futebolistas populares», explicou o director geral do Florentina, Giancarlo Antognoni, ao jornal italiano «La Gazzetta dello Sport». 

O presidente da claque do Fiorentina, Walter Tanturli, tem uma visão mais optimista: «Não espero nenhuma adesão milagrosa, mas ainda estamos a tempo de recuperar». Para Tanturli a falta de motivação dos apoiantes deve-se a um conjunto de factores: «Ainda falta algum tempo para o ínicio da época, muitas pessoas estão de férias, a venda de Batistuta, cada vez há mais jogos aos dias de semana, e uma pequena minoria não acredita na nova equipa». 

O recorde de lugares vendidos foi em 1996/97 alcançando os 32 600, depois de a Fiorentina ter ganho a Taça de Itália. Nas outras épocas as cadeiras reservadas têm-se mantido entre os 23 e 27 mil. Por agora ainda estão à disposição dos interessados 27 mil lugares no estádio Artemio Franchi.

Patrocinados