Dois golos de Tristán dão a vitória ao Corunha (2-0)

11 nov 2000, 23:56

Hélder titular do novo lider perante o Saragoça

Dois grandes golos do jovem avançado Diego Tristán deram ao Deportivo da Corunha uma importante vitória por duas bolas a zero perante o Saragoça, no jogo de hoje (sábado) à noite na Corunha. No último encontro antes de se juntar à selecção nacional, o português Hélder jogou os noventa minutos e viu cartão amarelo. O triunfo deixa os galegos ocuparem provisóriamente a liderança da Liga, à espera do resultado do Valência amanhã.

O protagonista da noite foi Diego Tristán, um avançado internacional de 24 anos procedente do Maiorca e que no passado Verão esteve muito perto de ser contratado pelo Real Madrid. Hoje Tristán fez dois grandes golos num jogo em que até marcar o primeiro golo quase não tinha aparecido. 

O primeiro golo surgiu quando faltavam cinco minutos para o fim da primeira metade, quando fez um fortíssimo remate do lado direito da grande área que surpreendeu a todos. Até esse momento, o jogo tinha sido equilibrado mas sem muitas oportunidades para marcar. A mais clara foi um remate de cabeça do jogador do Corunha «Turu» Flores que sacou sobre a linha de golo do defesa italiano Lanna. 

Por parte do Saragoça, o maior perigo chegava pela banda esquerda, onde os meio-campistas conseguiam subir muitas vezes quase até a linha de fundo, mas sem encontrar companheiros para rematarem os seus cruzamentos. Assim chegou o cartão amarelo a Hélder, quando foi superado por Vellisca e teve de derrubá-lo. 

Mas o golo mudou tudo e os visitantes ficaram sem reacção. Depois do intervalo o Saragoça voltou a tentar a sua sorte com um grande lançamento, mas muito afastado, do paraguaio Acuña, perante o qual Molina teve de fazer uma grande defesa. 

Finalmente, o segundo golo de Tristán acabou com todas as esperanças do Saragoça e permitiu ao Corunha relaxar-se um bocado. O golo foi bastante semelhante ao primeiro, Valerón deixou a bola na área para o avançado, que voltou a surpreender o guarda-redes com um terrível lançamento e bisou depois de ter feito um hat-trick há duas semanas contra o Las Palmas. 

O jogo quase acabou nessa altura ou pelo menos a sua emoção, porque ainda houve algumas oportunidades para fazer mais golos. Uma de Capdevila para o Depor, e outra para os visitantes, por Yordi e Jamelli. Mas o resultado ficou por aqui, se calhar como homenagem ao único jogador que hoje teve a suficiente inspiração para marcar. O seu substituto, Makaay, vai ter problemas para voltar à equipa inicial. 

Ficha do jogo:

Deportivo: Molina, Manuel Pablo, Hélder, Naybet, Capdevila, Mauro Silva, Emerson, Víctor, Valerón (César 88 m), «Turu» Flores (Fernando 71 m) e Diego Tristán (Makaay 80 m). 

Saragoça: Juanmi, Pablo, Paco, Lanna, Sundgren, Acuña, José Ignacio, Juanele (Ferrón 70 m), Montenegro (Yordi 70 m), Vellisca (Garitano 70 m) e Jamelli.  

GOLOS: 1-0 Diego Tristán (42 m). 2-0 Diego Tristán (57 m). 

Madrid e Barcelona querem esquecer 

O resto da jornada da Liga espanhola disputa-se amanhã, com os primeiros classificados na esperança de esquecer as suas últimas derrotas. No jogo mais interessante da jornada, o Barcelona recebe Villarreal, uma equipa que chega confiante depois de ganhar o Corunha na última jornada de Liga. Os culés precisam da vitória se não querem acrescentar os seus problemas depois da eliminação da Liga dos Campeões. Embora os catalães sejam os favoritos, a história está contra eles. No único jogo que as equipas jogaram no Camp Nou, há duas épocas, ganharam os visitantes por uma bola a três. 

Outro que precisa de uma vitória para fazer os seus adeptos esquecerem as duas últimas derrotas na Liga, é o Real Madrid, que amanhã recebe Las Palmas num jogo com muito a perder e pouco a ganhar. Os visitantes estavam a melhorar nas últimas jornadas, mas perderam claramente perante Deportivo e Barcelona. 

O antigo líder, o Valência, vai tentar recuperar a liderança amanhã perante o Rayo Vallecano no seu estádio. Os madrilenos devem ter problemas físicos depois da duríssima eliminatória da Taça da UEFA contra o Viborg dinamarquês que disputaram na quinta-feira. O que o Valência pode aproveitar, uma vez que se mostrou bastante fraco na última partida da Liga dos Campeões. 

O rival do Porto na Taça da UEFA, o Espanhol de Barcelona, defronta outros portugueses esta semana, os do Málaga, onde Agostinho perdeu a sua posição na equipa titular, mas onde Edgar cada vez está melhor. O último português que joga amanhã, Nuno, viaja com Osasuna numa difícil posição, a sua equipa é a última da tabela e uma derrota contra o Santander pode afundá-los ainda mais. 

Calendário da décima jornada (domingo) 

Barcelona -Villarreal

Real Madrid - Las Palmas

Valência - Rayo Vallecano

Racing Santander - Osasuna

Málaga - Espanhol

Maiorca - Numância

Athletic de Bilbau - Celta

Oviedo - Real Sociedad

Valladolid - Alavés

Mais Lidas

Patrocinados