Barry de costas para a Europa

23 jun 2000, 17:36

Adversário do Boavista tem curriculo modesto O primeiro adversário do Boavista na Taça UEFA nunca passou da primeira eliminatória nas competições europeias.

O Barry Town, adversário do Boavista na pré-eliminatória da Taça UEFA, tem um curriculo modesto nas competições europeias e, embora já tenha participado nas três provas da UEFA, nunca passou da primeira eliminatória. No total disputou 14 jogos, somando duas vitórias, três empates e nove derrotas, com 13 golos marcados e 37 sofridos.  

Apesar do curriculo modesto, a cidade de Barry tem longas tradições futebolísticas. A modalidade é jogada de forma organizada desde o final do século passado, embora o clube só tenha sido fundado em 1912. O Barry Town passou setenta anos nas ligas amadoras inglesas sem nunca ter conseguido resultados relevantes. 

Em 1982 passou a integrar a Liga do País de Gales a qual dominou ao longo de uma década. Ganhou cinco títulos consecutivos entre 1982/83 e 1986/87 e mais um em 1988/89. Embalado pelos resultados positivos, o Barry Town voltou a integrar a pirâmide do futebol inglês por um periodo breve mas, mais uma vez, sem sucesso. 

De regresso ao futebol galês, em 1993, o pequeno clube de Barry conquistou a Taça e, consequentemente, a primeira qualificação para uma prova europeia: a Taça das Taças. No entanto, os galeses cairiam aos pés dos lituanos do Zalguiris Vilnius com um resultado agregado de 0-7. 

Esta pesada derrota levou à restruturação do clube e no Verão de 1995 o clube anunciou que passaria a funcionar como um clube profissional. Os resultados foram positivos com a conquista de quatro títulos e a ampliação das bancadas que lhes valeu a autorização da UEFA para realizar jogos europeus no Vale de Glamorgan. 

Na Taça UEFA, o Barry Town alcançou o seu primeiro sucesso ao afastar o Dinaburgo da Letónia na primeira pré-eliminatória (0-0 e 2-1). Os galesas conseguiram qualificar-se para a primeira eliminatória com um segundo sucesso afastando os húngaros do Vasutas nas grandes penalidades (4-2) depois de terem conseguido anular a derrota de 1-3. Mas depois surgiu a grande desilusão diante do escoceses do Celtic (1-3 e 3-3). 

Apesar da desilusão europeia, no ano seguinte, o Barry Town conquistou as três competições domésticas e em 1997/98 conquistou o campeonato sem consentir qualquer derrota. Mas nas competições europeias, voltou a sofrer diante do poderoso Dínamo Kiev (0-8 e 1-2), que nas eliminatórias seguintes afastaria também o Barcelona, Newcastle e PSV Eindhoven antes de ser travado pela Juventus. 

Em 1998/99 o clube dirigido por Paula o'Halloran reforçou-se junto de clubes da primeira divisão inglesa mas, mais uma vez, viu a sua campanha europeia frustrada na primeira eliminatória ao cair diante do modesto Valletta de Malta (0-0 e 2-3).

Nome: Barry Town A.F.C.

Fundação: 1912

Presidente: Paula O'Halloran

Estádio: Jenner Park (3,5 mil espectadores)

Treinador: Richard Jones

Títulos: dez campeonatos e três taças do País de Gales. 

Barry Town na Europa 

Competição

J

V

E

D

G

Liga dos Campeões

6

0

1

5

3-19

Taça das Taças

2

0

0

2

0-7

Taça UEFA

6

2

2

2

10-11

Total

14

2

3

9

13-37

Patrocinados