La Palma: vulcão faz primeira vítima mortal desde o início da erupção

13 nov, 16:15
Novo rio de lava após desabamento de parte do vulcão Cumbre Vieja
Novo rio de lava após desabamento de parte do vulcão Cumbre Vieja

Homem de 72 anos morreu durante trabalhos de limpeza

PUB

Um homem morreu em La Palma enquanto se encontrava a limpar cinzas de uma habitação. A vítima mortal, de 72 anos, é a primeira associada à erupção do vulcão Cumbre Vieja.

De acordo com o jornal espanhol El País, a vítima tinha permissão das autoridades para realizar trabalhos de limpeza. A Guardia Civil irá investigar as circunstâncias da morte, suspeitando de que o homem terá caído do telhado da casa que cuidava.

PUB

Há profissionais a trabalhar em tarefas de limpeza 24 horas por dia, mas é evidente que não há pessoas suficientes. Há muitos habitantes que querem limpar as suas casas, o que pode ser feito mediante o cumprimento dos protocolos”, afirmou Miguel Ángel Morcuende, diretor técnico do Pevolca, o Plano de Emergências Vulcânicas das Ilhas Canárias.

A erupção do Cumbre Vieja começou a 19 de setembro. Desde então, milhares de pessoas foram desalojadas das casas “engolidas” pelo vulcão, registando-se também avultados prejuízos em plantações e armazéns agrícolas.

A atividade sísmica na ilha não dá sinais de abrandamento. Este sábado, o Instituto Geográfico Nacional (IGN) detetou 31 sismos, incluindo um com uma magnitude de 5 na escala de Richter.

PUB
PUB
PUB

LEIA TAMBÉM:

LA PALMA: BANCOS OBRIGAM HABITANTES A PAGAR HIPOTECAS DE CASAS DESTRUÍDAS PELO VULCÃO

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.

Europa

Mais Europa