Marcha contra o Islão junta 25 mil pessoas na Alemanha

12 jan 2015, 22:51
Protesto contra o Islão juntou cerca de 25 mil pessoas na Alemanha (Reuters)

Movimento nacionalista PEGIDA juntou-se em Dresden, numa ação de protesto

Uma marcha contra o Islão juntou cerca de 25 mil pessoas esta segunda-feira, na Alemanha, num protesto de reação aos atentados executados por jihadistas, que mataram 17 pessoas, em Paris, na semana passada. 

Angela Merkel afirmou recentemente que «o Islão pertence à Alemanha», anunciando que ia participar num comício da comunidade muçulmana contra o extremismo, que via decorrer em Berlim, esta terça-feira.

Mas os apelos da chanceler alemã não travaram a mobilização do movimento PEGIDA (que na sigla em inglês significa Europeus Patriotas Contra a Islamização do Ocidente), que se reuniu em Dresden, na Alemanha.

Os manifestantes exibiram a bandeira do país e cartazes com frases contra o islamismo:  «Combatam a islamização, párem o fluxo de estrangeiros agora»
, «Párem o multuiculturalismo. A minha casa vai ficar na Alemanha», 
são alguns dos exemplos.

A concentração lembrou ainda as vítimas mortais dos ataques, através de um minutos de silêncio. Muitos levaram também a bandeira francesa e exibiram cartazes com frases solidárias «Eles não podem matar a nossa liberdade»
ou «Je Suis Charlie»
.

«Estes ataques podem acontecer em qualquer lado. É o Islão, é a ideologia do Islão», disse uma das manifestantes à agência France Press.

 
Vários líderes políticos pediram ao PEGIDA para cancelar esta última marcha, considerando que os nacionalistas não têm o direito de mostrar ódio aos muçulmanos em nome da solidariedade para com as vítimas dos ataques.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados