opinião
CEO da Action Labs Europa

A inovação é a soma de cultura e processos

24 nov 2023, 12:38

A inovação, tal como a sorte, dá muito trabalho e contempla muitas variáveis. Falar em inovação não é, necessariamente, sinónimo de complexidade e, cada vez mais, é essencial que seja um aspeto tido em conta, já que é um motor do crescimento e tem mudado o ecossistema empresarial.

Há, pelo menos, dois erros comuns quando se fala em inovação. O primeiro é que a inovação se traduz sempre em invenções complexas e vistosas. Nem sempre é assim e arrisco-me a afirmar que quase nunca é assim. A invenção do clipe para prender folhas é relativamente simples e não deixou de revolucionar a vida em escritórios e casas por todo o mundo. Um método de gestão utilizado na área da biotecnologia, aplicado noutra área, pode também ser inovação. Na prática, a inovação é um veículo de mudar a vida de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. 

O segundo, que aqui me traz, tem a ver com a noção de que inovar é um processo que carece de uma insondável inspiração, quase divina. É claro que pessoas criativas terão maior facilidade em ter novas ideias, mas inovar nem é um processo místico, nem é só ter ideias. É uma forma de testar essas ideias e, sobretudo, encontrar um caminho para as concretizar com sucesso. 

Também um escritor ou um futebolista, sendo artistas e tendo a sua dose de inspiração, precisam de treinar o seu ofício, obedecendo a processos. É usual ouvirmos os escritores falar de dias cheios de escrita, na secretária, mesmo que nem todos os dias sejam proveitosos. Também um jogador de futebol, abençoado pelo talento natural, precisa de treinar quase todos os dias segundo um plano específico, tático, técnico e físico inventado e executado por várias pessoas.

No caso da inovação, também é assim. É preciso inventar a melhor forma de a desenvolver e pôr em prática. Seja em que área for, a inovação significa, na prática, criar algo novo, algo essencial para a criação de novas oportunidades. Nas empresas e não só, a inovação pode ser pensada e aplicada a vários níveis, até na forma como os próprios processos são geridos. Sem inovação, dificilmente conseguiremos evoluir, sobretudo num mercado tão competitivo como o atual e tudo pode começar por simplesmente prestar mais atenção a uma nova ideia.

Colunistas

Mais Colunistas

Mais Lidas

Patrocinados