Erivelto: uma manita ao Oriental encheu-lhe o facebook

8 mai 2015, 10:18
Erivelto festeja golo do Sporting da Covilhã

O Maisfutebol foi à Serra da Estrela encontrar o homem do momento. Erivelto, avançado, 26 anos, marcou cinco golos na última jornada da II Liga e é uma das armas de Francisco Chaló para atacar a subida de divisão e devolver o clube ao primeiro escalão do futebol português após quase três décadas de ausência

A história de Erivelto
é semelhante à de muitos jogadores que proliferam pelas divisões secundárias do futebol português. Atravessou o Atlântico à procura do oásis que é o futebol europeu, deixando para trás um currículo maioritariamente construído em clubes de pouca expressão no imenso mar que é o futebol brasileiro, para desembarcar no Sporting da Covilhã
.

O enquadramento que encontrou na Serra tem poucos pontos de contacto com o quotidiano a que se habituara em Terras de Vera Cruz. Ainda assim, colocou de parte o período sabático a que geralmente se apelida de ‘fase de adaptação’ e começou logo a disparar com a mira calibrada.

O primeiro golo pelos leões aconteceu na quarta jornada e daí para cá festejou mais 23 ocasiões: uma na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e 21 na II Liga, fazendo dele o segundo melhor marcador da competição.

Confira a lista de melhores marcadores da II Liga


Se tudo isto tem sido uma espécie de conto de fadas, na última jornada Erivelto tocou o céu com cinco golos apontados no triunfo por 7-1 diante do Oriental
. Hoje é o herói de uma equipa que procura colocar um ponto final numa série de 27 anos sem presenças no escalão maior do futebol português.

«Profissionalmente nunca me tinha acontecido marcar cinco golos num jogo. Felizmente aconteceu numa fase importante em que estamos a lutar pela subida de divisão. Serviu para dar confiança depois de um jogo complicado e desgastante como foi o com o Feirense
», contou Erivelto em entrevista ao Maisfutebol
.






O resultado expressivo e os cinco golos diante do Oriental catapultaram este brasileiro, de 26 anos, para as bocas do mundo e isso traduziu-se numa imensidão de solicitações nas redes sociais.

«Recebi imensas mensagens pelo facebook
a dar os parabéns e a agradecer os golos e o grande jogo. As pessoas falam comigo na rua e reconhecem o trabalho que tenho vindo a desenvolver. É claro que fico muito satisfeito porque, no fundo, todos os jogadores gostam de ser reconhecidos. É para isso que trabalhamos todos os dias», sublinhou, mostrando-se feliz com o que encontrou no interior do país.

«Tudo tem sido incrível! Estou a conquistar o meu espaço e a fazer uma grande época que sei que vai ficar na história do Sporting da Covilhã. Este é melhor ano da minha carreira e temos um grupo muito bom que me dá confiança para que possa decidir bem lá na frente», elogiou.

O desejo de medir forças com Luisão e Maicon


Os números mostram que Erivelto é um avançado decido em frente à baliza e as suas palavras indicam que também o é fora das quatro linhas. A três jornadas do final da competição, o brasileiro não esconde a ambição de ajudar a recolocar o clube no primeiro patamar do futebol em Portugal.

«Estamos a fazer uma grande temporada e o objetivo é conseguir a subida de divisão. Sabemos que ainda não ganhámos nada e temos já um jogo importante com o União da Madeira que também está na luta. Mas estamos determinados», vinca, mesmo depois de dez longos meses de competição.

Confira a classificação da II Liga


«Apesar de tudo estamos bem porque a motivação de subir de divisão vai-nos renovando a força de jogar jogo após jogo. Claro que os jogadores estão cansados, o campeonato é exaustivo, mas queremos subir à I Liga e não vamos deixar que o cansaço nos impeça de atingir o objetivo», acredita.



Além de servir de motivação para os jogadores, um possível regresso à I Liga acaba, também, por ser importante para a Covilhã voltar a viver grandes noites de futebol. Algo que não acontece há quase três décadas.

«É muito importante para a cidade e para todas as regiões envolventes como Castelo Branco, Fundão ou Guarda. As pessoas acreditam em nós e pedem-nos para continuarmos a lutar até ao fim. Seria muito importante jogar aqui com o Benfica, FC Porto e Sporting», reconheceu, antecipando já alguns duelos com alguns defesas centrais dos grandes.

«Confesso que até agora não tenho pensado muito nisso, mas se vier a acontecer seria maravilhoso porque tudo o que se possa fazer diante dos grandes é ampliado e ganha outra importância. Fazer um golo frente a Luisão ou Maicon, jogadores de altíssimo nível, seria quase um sonho», reforçou. 



Elogios de dentro do balneário


O próximo compromisso do Sporting da Covilhã é diante do União da Madeira, emblema também candidato à subida de divisão, e vai colocar frente a frente dois dos melhores marcadores da II Liga: Erivelto (21) e Mendy
(19).

«Vai ser um jogo importante para nós mas também será para eles que estão a ombrear connosco. Sabemos que se ganharmos abrimos uma vantagem considerável e aos poucos vamos ficando mais perto do objetivo. Mendy? É um grande jogador e tem a confiança do grupo de trabalho. Eu ainda não sei se vou jogar, mas se merecer a confiança do mister
Chaló
vou dar o meu melhor», avançou.

Passando em revista todos os golos apontados esta temporada, Erivelto não tem dúvidas em apontar os dois melhores momentos da temporada.

«O golo mais bonito foi sem dúvida frente ao Braga B
em que eu rematei do meio de campo. Foi muito bonito. O mais importante? Foi com o Benfica para a Taça de Portugal
. Por tudo o que simboliza conseguir marcar um golo a um clube tão grande de Portugal», analisou.





Os elogios ao seu desempenho chegam de diversos quadrantes e, por isso, o Maisfutebol
foi direto ao balneário dos leões da Serra e ouviu Taborda
que não deixa margem para dúvidas: trata-se de um craque!

«É um jogador útil, tem feito muitos golos, é novo e está em fase de adaptação. Tem imenso potencial e acredito que vai andar pouco tempo nestas divisões. Tem qualidade para jogar mais acima, sem dúvida nenhuma», garantiu o capitão do Sporting da Covilhã.

Confrontado com o elogio, Erivelto reteve as palavras durante breves instantes, mostrando-se emocionado com o que acabara de ouvir.

«Essas palavras são muito importantes para mim. Ouvir isso do meu capitão, um jogador que admiro bastante e que tem muita experiência simboliza muito para mim. Ainda me dá mais força para continuar a desempenhar o meu trabalho. Sinto-me orgulhoso», rematou.

Os adversários que se cuidem. 

Fotografia de capa da autoria de Filipe Pinto

Relacionados

Patrocinados