EUA transferem milhares de metralhadoras, lança-rockets e munições iranianas apreendidas para a Ucrânia

CNN , Natasha Bertrand
9 abr, 17:53
Fotografia do Comando Central dos EUA publicada no X mostra armas apreendidas ao Irão que o governo dos EUA transferiu para a Ucrânia em 4 de abril. Comando Central dos EUA

Material transferido para a Ucrânia é suficiente para equipar uma brigada ucraniana - cerca de 4.000 efetivos - com armas ligeiras. "Estas armas ajudarão a Ucrânia a defender-se contra a invasão russa", afirma o Comando Central dos EUA

Os EUA transferiram milhares de metralhadoras, espingardas de precisão (sniper riffles), lança-rockets e centenas de milhares de munições apreendidas ao Irão para a Ucrânia na semana passada, anunciou o Comando Central dos EUA nesta terça-feira.

A Ucrânia tem sofrido de escassez de armas e munições no campo de batalha, não podendo os EUA enviar mais equipamento das suas próprias reservas até que o Congresso aprove mais fundos.

O CentCom afirmou que o material transferido para a Ucrânia é suficiente para equipar uma brigada ucraniana - cerca de 4.000 efetivos - com armas ligeiras. "Estas armas ajudarão a Ucrânia a defender-se contra a invasão russa", afirmou o CentCom em comunicado.

As munições foram originalmente apreendidas pelos militares dos EUA e seus parceiros "de quatro navios apátridas em trânsito separados entre 22 de maio de 2021 e 15 de fevereiro de 2023", mas o governo dos EUA não obteve a propriedade do equipamento por meio do processo de confisco civil do Departamento de Justiça até dezembro do ano passado, explicou o CentCom.

Não é a primeira vez que os EUA transferem equipamento militar iraniano apreendido para os ucranianos. Em outubro, os EUA transferiram mais de um milhão de cartuchos de munições iranianas apreendidas para as forças armadas ucranianas, informou anteriormente a CNN.

No ano passado, a Marinha dos EUA apreendeu milhares de espingardas de assalto iranianas e mais de um milhão de cartuchos de munições de navios utilizados pelo Irão para enviar armas para os rebeldes Houthi apoiados pelo Irão no Iémen. As apreensões, frequentemente efetuadas com forças parceiras regionais, têm como alvo pequenas embarcações apátridas em rotas historicamente utilizadas para contrabandear armas para os Houthis.

Durante o último ano, a administração Biden tem trabalhado para enviar legalmente as armas apreendidas, que estão armazenadas em instalações do CentCom em todo o Médio Oriente, para os ucranianos.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados