Serviços secretos da Ucrânia terão enganado espiões russos e assim evitaram a destruição de Kiev (Joe Biden ajudou)

8 abr 2022, 12:54
Barricadas em Kiev

Antigo assessor de Putin veio dizer que informações falsas passadas pela Ucrânia aos espiões de Moscovo permitiram ao governo ucraniano evitar a tomada da capital

Afinal, haverá uma razão para o fracasso da tomada de Kiev pelos russos: segundo informações agora divulgadas por um antigo assessor de Vladimir Putin, as forças de Moscovo não conquistaram a capital da Ucrânia porque foram enganadas por informações falsas passadas aos seus agentes secretos.

De acordo com o El Mundo, Sergei Markov revelou esta semana que Kiev não caiu porque o governo de Volodymyr Zelensky, tendo identificado os agentes do FSB (serviços de informação russo, herdeiro do KGB) a trabalharem em solo ucraniano, em vez de os prender e julgar por espionagem, optou por deixá-los continuar a trabalhar. E eles prosseguiram na recolha de informações para levar a Moscovo, sem saberem que a informação que lhes passavam as suas fontes eram falsas e manipuladas por Kiev.

Os espiões russos transmitiam assim a Putin que a Ucrânia, no caso de uma invasão russa, não iria defender-se ou fá-lo-ia de forma pouco significativa. E foi com base nestas premissas falsas que o Kremlin delineou a sua estratégia para a tomada da capital do país, calculando que levaria apenas três dias e a operação obrigaria a mobilizar cerca de 40% das tropas estacionadas na fronteira.

Perante a feroz resistência ucraniana, a Federação Russa viu-se obrigada a enviar mais militares, mas já era tarde: a realidade acabou por contrariar a informação dos espiões, que diziam a Moscovo que as tropas ucranianas iriam comportar-se como durante a invasão da Crimeia em 2014, sem contra-ataques perante o poderio militar russo.

O El Mundo acrescenta que foi Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, que enviou ao gabinete de Zelensky os planos russos para a invasão da Ucrânia, pedindo-lhe que os estudasse e planeasse com o exército a melhor forma de se defender. Só então o presidente da Ucrânia acreditou na possibilidade real de uma invasão, quando viu que Moscovo planeava tomar a base de Hostomel para, através de uma ponte aérea, colocar os soldados que aguardavam na fronteira praticamente às portas de Kiev.

Quando a Rússia colocou este plano em prática, os helicópteros que transportavam os militares foram derrubados e aqueles que desceram de paraquedas foram prontamente apanhados na pista do aeroporto de Hostomel.

O El Mundo cita ainda o Bellingcat, site de investigação especializado em conflitos, que garante que os serviços de informação russos terão dado milhões de dólares a um grupo de militares e políticos pró-russos para estes montarem um golpe de Estado contra Volodymyr Zelensky. Porém, este grupo terá ficado com o dinheiro e ainda denunciou a tentativa de golpe aos serviços secretos da Ucrânia.

Europa

Mais Europa

Patrocinados