O herói ucraniano que deu a vida para travar os tanques russos

26 fev 2022, 03:59
Vitaliy Skakun Volodymyrovych

Sem tempo para abandonar a ponte de Henichesk, Vitaliy Skakun Volodymyrovych sacrificou-se e fez explodir a estrutura para travar os avanços das tropas russas

Há mais um herói na guerra da Ucrânia. Um jovem fuzileiro, Vitaliy Skakun Volodymyrovych, deu a vida para travar uma coluna de tanques russos, que se aproximava da ponte de Henichesk, na região de Kherson.

A história foi contada nesta sexta-feira pelo Estado-Maior General das Forças Armadas ucranianas, na sua página no Facebook.

Sem tempo para abandonar a ponte que estava armadilhada, acabou por sacrificar-se para poder explodir a estrutura e travar o avanço das tropas russas por uma das principais vias de acesso ao país desde a Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 2014.

"Segundo os seus companheiros de armas, Vitaly comunicou a dizer que ia explodir a ponte. De seguida, ouvimos uma explosão", pode ler-se no comunicado da autoridade militar ucraniana, que confirmou a morte imediata do fuzileiro.

A Guerra na Ucrânia AO MINUTO na CNN Portugal

As forças ucranianas dizem que o ato de Vitaliy ajudou a "atrasar o avanço do inimigo", permitindo ainda que os militares que o acompanhavam se reagrupassem em segurança.

O fuzileiro vai ser condecorado a título póstumo.

A secretária de Estado ucraniana Emine Dzheppar falou num "feito heróico", que ficará na "memória eterna".

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados