Como um galo de cerâmica se tornou símbolo da resistência ucraniana à invasão russa

10 abr 2022, 17:56
Boris Johnson e Volodymyr Zelensky recebem galo de cerâmica em Kiev (AP)

Figura resistiu à passagem russa por Borodyanka e ganhou relevo nacional quando uma mulher a deu de presente a Boris Johnson e Volodymyr Zelensky

Cidades como Mariupol ou Bucha ficaram irreconhecíveis após a chegada das tropas russas. Bombardeamentos e combates no terreno levaram tudo à frente. O mesmo aconteceu em Borodyanka, mas com uma ligeira diferença: um galo de cerâmica resistiu, e de repente tornou-se num dos símbolos da resistência ucraniana. Este sábado a figura ganhou ainda mais confiança, uma vez que Boris Johnson e Volodymyr Zelensky receberam cada um uma figura daquelas.

O primeiro-ministro do Reino Unido e o presidente da Ucrânia andavam pelas desertas ruas de Kiev, capital agora mais segura, depois do recuo das tropas russas, quando uma mulher os abordou com um objeto especial. Duas canecas com a figura do tal galo.

“Eu sou de Londres”, disse Boris Johnson à mulher, que lhe respondeu com um sorriso: “Eu sei, eu sou de Kharkiv”.

O tal galo foi desenhado por um famoso escultor ucraniano que trabalhou numa fábrica de cerâmica onde criou vários pratos, brinquedos e outros produtos. Trata-se de Prokop Bidasiuk, artista nascido em 1895, e que chegou a ter o seu trabalho exposto no Museu Nacional de Artes Aplicadas.

Galo de cerâmica resiste a ataque em Borodyanka (Getty Images)

Quando as imagens do seu resistente galo surgiram em Borodyanka, o objeto acabou por ser adotado como símbolo da resistência da Ucrânia, tornando-se também rapidamente num meme na Internet, que inclusivamente tem sido partilhado pelas contas dos serviços ucranianos.

Na imagem de Borodyanka foi possível ver-se uma casa totalmente destruída. Como por milagre, o galo não só ficou intacto, como até ficou de pé.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados