Clubes com adeptos racistas jogam à porta fechada

15 dez 2000, 17:17

UEFA determina novas punições

A UEFA anunciou hoje (sexta-feira) uma nova medida para castigar os comportamentos racistas em estádios de futebol. Os clubes em cujos estádios, durante os jogos, se registarem atitudes racistas, dos jogadores ou dos adeptos, serão obrigados a jogar à porta fechada. 

Devido ao surgimento de cada vez mais comportamentos de carácter racista em jogos de futebol, a comissão executiva da UEFA determinou regras que permitem à comissão disciplinar punir os clubes em causa com medidas mais severas.  

«Esta é uma forma de mostrar que a UEFA não irá ter actuar com clemência quando esses incidente ocorrerem», afirmou o chefe executivo daquele organismo, Gerhard Aigner. 

Na mesma reunião, a UEFA referiu-se directamente à Lazio pelo comportamento dos seus adeptos no último encontro com o Arsenal para a Liga dos Campeões, em que os adeptos assobiavam os jogadores negros cada vez que estes tocavam na bola. No mesmo jogo, Sinisa Mihajlovic foi suspenso por dois jogos, por ter chamado nomes racistas a Vieira. Em sua defesa, o jogador da Lazio afirma que foi Vieira a ofendê-lo primeiro. 

Com a nova medida, que vai entrar em vigor imediatamente, a UEFA espera evitar estes comportamentos que ultimamente têm invadido o futebol europeu.

Patrocinados