Seis crianças e quatro mulheres mortas em operação do EUA para matar líder do Daesh na Síria

3 fev 2022, 14:02
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden

al-Quraishi foi mesmo abatido

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse esta quinta-feira que a operação antiterrorista levada a cabo pelos EUA no noroeste da Síria teve como alvo o líder do Daesh na Síria, acrescentando que al-Quraishi foi abatido.

A informação, avançada pela agência Reuters, dá conta que, depois do fundador do Daesh, Abu Bakr al-Baghdadi, ter sido morto em outubro de 2019, foi nomeado al-Quraishi, um iraquiano que já foi mantido sob custódia dos EUA, como seu sucessor.

"Graças à habilidade e coragem das Forças Armadas, eliminámos Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi - o líder do ISIS. Todos os americanos retornaram com segurança da operação", disse Biden em comunicado, referindo-se a uma das siglas pelas quais o grupo militante islâmico é conhecido.

Pelo menos 13 pessoas morreram após este ataque das tropas norte-americanas na Síria, entre os quais seis crianças e quatro mulheres, numa operação que, de acordo com residentes e ativistas, durou duas horas na vila de Atmeh, na província síria de Idlib, controlada pelos rebeldes, perto da fronteira com a Turquia.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados