Tensão Ucrânia/Rússia: Joe Biden aprova envio de mais militares dos EUA para a Europa

CNN Portugal , HCL
2 fev 2022, 14:59
Joe Biden

Militares vão operar bilateralalmente com a Alemanha e Polónia, países anfitriões

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou formalmente o envio de mais militares dos EUA para a Europa Oriental. O Pentágono deve anunciar ainda esta quarta-feira que as tropas serão mobilizadas nos próximos dias, avança a agência Reuters.

Na última semana, os militares dos Estados Unidos colocaram cerca de 8.500 soldados em alerta para estarem prontos para serem enviados à Europa, se necessário, potencialmente a curto prazo. Este é o mais recente esforço do governo de Joe Biden para amenizar os aliados da Nato diante de uma escalada militar russa perto da Ucrânia.

Uma autoridade dos Estados Unidos confirmou à agência Reuters que o plano é que Biden concretize o envio de cerca de dois mil soldados para a Polónia e Alemanha. De acordo com o Wall Street Journal, os militares serão enviados de Fort Bragg, na Carolina do Norte.

Cerca de mil soldados serão ainda reposicionados da Alemanha para a Romênia, no flanco leste mais próximo da Ucrânia. Entre os militares, a Reuters afirma que há equipas de combate adicionais, pessoal de logística, suporte médico, apoio de aviação e forças de tropas envolvidas em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados