Surpresa pela dispensa de João Pinto

5 jun 2000, 14:18

Selecção não será afectada, garantem jogadores e treinador

A notícia da dispensa de João Pinto do Benfica apanhou de surpresa os jogadores da Selecção nacional, que se concentraram ontem em Lisboa antes da partida para a Holanda, com vista ao Campeonato da Europa. 

Para além das reacções de Rui Costa, que poderá ver na entrevista que publicamos com o médio da Fiorentina, de uma maneira geral todos os jogadores manifestaram estranheza pelo facto de Jupp Heynckes não contar com o bi-campeão mundial de sub-20, facto que levou à rescisão de contrato do jogador. 

Nuno Gomes, colega de equipa de João Pinto no Benfica, mostrou-se preocupado sobretudo em «dar a máxima força» ao jogador, habitual titular da Selecção que vai disputar o Euro. «Se a saída dele afecta o Benfica? Não tive muito tempo para pensar sobre isso, fui apanhado de surpresa, mas é óbvio que o facto de o melhor jogador português abandonar o Benfica vai afectar a equipa.» João Pinto, na conferência de imprensa em que falou sobre a sua dispensa, referiu que a equipa encarnada não teve durante a época apoio do treinador e da Direcção. Um assunto que Nuno Gomes preferiu não comentar: «Não vou pronunciar-me sobre isso, sou jogador do Benfica», explicou. 

Paulo Sousa, que em 93 rescindiu com o Benfica para se vincular ao Sporting, encarou a dispensa de João Pinto com «naturalidade». «Em Portugal ainda há muito clubismo. Quando existir mais profissionalismo não se reparará assim tanto numa situação destas», avançou, nada preocupado com interferências que as incertezas de João Pinto quanto ao futuro possam ter na Selecção. «Sabemos que podemos contar com o João. Isto é capaz de lhe dar mais força e mais ânimo.» 

Pelo contrário, Paulo Bento mostrou-se muito surpreendido com a decisão da Direcção do Benfica. «Perderam um grande jogador. Fui colega dele durante dois anos e sei o que ele sofre pelo Benfica», lembrou. 

«É um caso um pouco estranho, mas em Chaves viu-se, tivemos um jogador a pensar só na Selecção, por isso penso que não o vai afectar», antecipou o Seleccionador nacional Humberto Coelho, optimista. «Era mau era se ele um dia rescindisse com a Selecção.» 

António Guterres, Primeiro-ministro português, jantou ontem com a equipa nacional, deixando o «desejo de que, independentemente de tudo o que aconteceu, o João Pinto possa dar tudo por tudo na Selecção Nacional».

Patrocinados