João Cartaxo Alves prepara-se para assumir a chefia da Força Aérea

Agência Lusa , BCE
24 fev 2022, 00:33
General Nunes Borrego - Chefe do Estado-Maior da Força Aérea

O general Joaquim Nunes Borrego tomou posse como chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) a 26 de fevereiro de 2019, para um mandato de três anos que termina este sábado

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o general Joaquim Nunes Borrego, deverá ser substituído no cargo pelo tenente-general João Cartaxo Alves, disseram à Lusa fontes ligadas às Forças Armadas.

Nunes Borrego termina o mandato no sábado e deverá, segundo as fontes contactadas, ser substituído por João Cartaxo Alves, que comanda a logística da Força Aérea desde 2019.

A saída de Nunes Borrego foi noticiada pelo jornal Expresso e confirmada à Lusa.

O Conselho Superior da Força Aérea reuniu-se esta quarta-feira “de urgência” para abordar o tema. Na segunda-feira este órgão esteve também reunido, mas tanto a saída como a substituição do CEMFA não fizeram parte da agenda.

O Ministério da Defesa Nacional não se pronunciou até ao momento.

Os chefes de Estado-Maior dos ramos são nomeados e exonerados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, a qual deve ser precedida da audição, através do ministro da Defesa Nacional, do CEMGFA, prevê a lei orgânica das Forças Armadas.

O CEMGFA pronuncia-se, acrescenta a lei, “após audição do Conselho Superior do respetivo ramo”.

O general Joaquim Nunes Borrego tomou posse como chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) a 26 de fevereiro de 2019, para um mandato de três anos que termina este sábado.

Nunes Borrego nasceu a 14 de novembro de 1960, em Pinhel, ingressando na Academia da Força Aérea em 1979, onde concluiu a licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas em 1983.

Do seu currículo consta uma colocação na EURONATO na Base Aérea de Sheppard, nos EUA, onde foi piloto instrutor e avaliador. Desempenhou funções em várias esquadras e foi oficial de operações e comandante de esquadra.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados