FIFA recusa ideia de mais Mundiais organizados a dois

19 jan 2002, 12:59

Coreia e Japão duplicam custos da prova O presidente da FIFA afirmou que dificilmente haverá mais co-organizações. E a haver, nunca mais elas terão dois comités. É que os custos dobram e as receitas mantêm-se, diz Blatter.

Joseph Blatter, presidente da FIFA, afirmou neste sábado que será difícil voltar a atribuir a dois países a organização de um Campeonato do Mundo. 

Em discurso proferido no Mali a propósito da abertura da CAN-2002, Blatter disse que os custos do Mundial 2002, dividido entre a Coreia e o Japão, levarão a FIFA a pensar duas vezes antes de voltar a decidir-se por uma organização conjunta. 

Certo, segundo o suíço, é que no futuro os campeonatos terão apenas um comité organizador: «Na realidade, o próximo Mundial não é uma co-organização, pois o Japão tem um comité e a Coreia outro. Vai haver dois centros de imprensa internacionais, dois centros de transmissão de imagens internacionais. A organização do torneio vai custar duas vezes mais do que era suposto, enquanto as fontes de receita vão ser as mesmas. Há dois fluxos de despesas e apenas uma fonte de receita.» 

Interrogado a propósito da hipótese de o Mundial 2010 se realizar em dois países africanos - Blatter já afirmou várias vezes a pretensão de entregar a organização àquele continente -, o líder da FIFA insistiu: «Mesmo que se volte a colocar a hipótese de uma organização conjunta, só haverá uma comissão encarregue de o fazer.»

Patrocinados