Taça UEFA: Sufoco do Lyon dá resultado no final

21 fev 2002, 20:29

Govou fez o empate com o Slovan Liberec no último minuto Um golo de Govou aos 89 minutos permitiu que a equipa francesa conseguisse empatar em casa com o Slovan Liberec

Um sufoco final do Lyon permitiu à equipa francesa atenuar perdas e arrancar um empate (1-1) em casa com o Slovan Liberec, da República Checa, mesmo no final do jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Govou, aos 89 minutos, quebrou finalmente a resistência checa, depois de Stajner ter adiantado os visitantes no marcador com um penalty aos 15 minutos.

Depois de ter eliminado o Maiorca na anterior eliminatória, o Slovan Liberec surgiu em França de forma surpreendente. Logo aos dois minutos, Stajner pareceu ter sido carregado pelo guarda-redes do Lyon (Coupet), mas o árbitro nada assinalou. Aos 14 minutos, a falta de Muller sobre Stajner já não passou em claro. O avançado checo - o melhor em campo - converteu o penalty que sofrera e colocou a sua equipa em vantagem.

O Lyon demorou a reagir ao choque. Os checos estiveram perto de fazer um segundo golo, depois de um cruzamento de Stajner a que Nezmar respondeu, mas Coupet desviou por cima da trave.

A pouco e pouco os franceses começaram então a vir à procura do empate e no final da primeira parte o futebol já se jogava quase exclusivamente no meio-campo visitante, com Luyundula, por duas vezes, e Juninho a ameaçarem Kinsky.

No segundo tempo o sufoco do Lyon acentuou-se. Logo aos 48 minutos o brasileiro Sonny Anderson dispôs de uma boa ocasião para marcar e em dois minutos o Lyon atirou três bolas à trave: aos 60 Juninho atirou à barra, com o ressalto a sobrar para Luyundula, cujo remate é desviado por Kolusek de novo para o ferro; aos 61 um centro de Laigle saíu em direcção à baliza e só terminou na trave.

O Slovan Liberec alterou então a equipa e conseguiu atenuar a pressão, mas defendia muito atrás, o que fazia adivinhar um golo. A entrada de Govou foi decisiva para o Lyon, que ganhou vivacidade no ataque. Depois de Carrière desviar um livre de Juninho ligeiramente por cima, Govou obrigou, de cabeça, Kinsky a fazer uma grande defesa junto ao poste. Finalmente, aos 89 minutos, lá apareceu o golo do empate, pelo salvador Govou.

Ficha de jogo:

Estádio Gerland, em Lyon

Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)

Olympique Lyon - Coupet; Deflandre, Muller, Edmilson e Bréchet (Delmotte, 69m); Linares (Laigle, 55m), Foe, Juninho Pernambucano e Carrière; Sonny Anderson e Luyundula (Govou, 73m)

Slovan Liberec - Kinsky; Janu, Holenak, Lukas e Johana; Langer, Kolousek, Zboncak (Jun, 70m) e Pilny; Stajner e Nezmar (Gyan, 63m) (Hodur, 85m)

Ao intervalo: 0-1

Marcador: 0-1, Stajner (15m, g.p.); 1-1, Govou (89m)

Resultado final: 1-1

Mais Lidas

Patrocinados