Sorteio da Taça UEFA protege F.C.Porto e Boavista

8 out 2002, 11:37

Adversários mais temíveis foram evitados Os portistas jogam com o Áustria Viena, os boavisteiros com o Anorthosis, de Chipre. Os mais fortes foram evitados.

O sorteio da segunda eliminatória da Taça UEFA acabou por ser feliz para os clubes portugueses. Tendo em conta os possíveis adversários, mediante a distribuição dos clubes por quatro potes realizada ontem, Anorthosis Famagusta e Áustria Viena no caminho de Boavista e F.C.Porto, respectivamente, acabou por ser bem auspicioso.

O Boavista viu os adversários mais temíveis que poderiam calhar-lhe em sorte irem saindo, tocando aos outros cabeças-de-série, e acabou por ficar para o fim com os cipriotas. Com mais razões de queixa ficaram Fernando Santos e Chainho (Panathinaikos), que terão de defrontar os turcos do Fenerbahce, e Fernando Couto (Lazio), que jogará frente ao Estrela Vermelha - a equipa de Filipovic volta a ter um clube italiano pela frente, depois de ter eliminado o Chievo Verona.

Fenerbahce e Estrela Vermelha eram duas das possibilidades mais complicadas para o Boavista, a par do Slovan Liberec. Assim, Litos e Edgar (Málaga) e Fernando Meira e Rui Marques (Estugarda) não podem queixar-se do sorteio, que os colocou frente a frente coom Amica Wronki e Ferencvaros.

No grupo dois do sorteio apareceu o único português que não era cabeça-de-série: Boa Morte, do Fulham. Apesar disso, a equipa inglesa foi feliz, evitando Parma e Alavés e sendo sorteado perante o adversário mais acessível que poderia ter tido, o Dínamo Zagreb, da Croácia. Roberto Pinto, do Hertha Berlim, também teve sorte e irá, como o Boavista, a Chipre, para jogar com o Apoel Nicósia.

O Bétis de João Tomás e Calado foi dos cabeças-de-série com sorteio mais difícil, defrontando os checos do Viktoria Zizkov. Mais sorte para o Bordéus de Pauleta, Caneira e Bruno Basto, que joga com o Djurgardens, da Suécia.

Finalmente, o F.C.Porto. O primeiro cabeça-de-série a ser sorteado, em oposição ao Áustria Viena. Melhor talvez só o National Bucareste (Roménia), que jogará com o PSG de Hugo Leal e Filipe Teixeira, e talvez o Viking, mas a equipa norueguesa afastou o Chelsea na última eliminatória.

O sorteio também não foi mau para PAOK e Partizan, que eliminaram respectivamente Leixões e Sporting na passada eliminatória. Os gregos jogam com o Grasshoppers (Suíça), os jugoslavos com o Slávia Praga (Rep.Checa).

Sorteio completo da segunda eliminatória da Taça UEFA

Fenerbahce (Turquia)-Panathinaikos (Grécia)

Málaga (Espanha)-Amica Wronki (Polónia)

Lazio (Itália)-Estrela Vermelha (Jugoslávia)

Ipswich (Inglaterra)-Slovan Liberec (Rep.Checa)

Ferencvaros (Hungria)-Estugarda (Alemanha)

Anorthosis Famagusta (Chipre)-Boavista (Portugal)

Dínamo Zagreb (Croácia)-Fulham (Inglaterra)

Parma (Itália)-Wisla Cracóvia (Polónia)

Anderlecht (Bélgica)-Midtjylland (Dinamarca)

Slávia Praga (Rep.Checa)-Partizan (Jugoslávia)

Apoel Nicósia (Chipre)-Hertha Berlim (Alemanha)

Alavés (Espanha)-Besiktas (Turquia)

Légia Varsóvia (Polónia)-Schalke 04 (Alemanha)

Sturm Graz (Áustria)-Levski Sófia (Bulgária)

PAOK (Grécia)-Grasshoppers (Suíça)

Djurgardens (Suécia)-Bordéus (França)

Viktoria Zivkov (Rep.Checa)-Bétis (Espanha)

Leeds (Inglaterra)-Hapoel Tel Aviv (Israel)

Áustria Viena (Áustria)-F.C. Porto (Portugal)

Sparta Praga (Rep.Checa)-Denizlispor (Turquia)

National Bucareste (Roménia)-PSG (França)

Celtic (Escócia)-Blackburn (Inglaterra)

Vitesse (Holanda)-Werder Bremen (Alemanha)

Celta (Espanha)-Viking Stavanger (Noruega)

Os jogos estão marcados para 31 de Outubro e 14 de Novembro (quintas-feiras), embora possam ser antecipados para a terça-feira anterior. A ordem dos jogos ainda não é final e pode ser alterada ainda hoje pela UEFA.

Patrocinados