Júri readmite Teresa Machado na final do lançamento de disco

27 set 2000, 08:06

Portuguesa ganhou recurso e compete já hoje A portuguesa Teresa Machado vai mesmo disputar a final do lançamento do disco. Ao fim de dois dias de protestos portugueses pela decisão de não validar um lançamento da atleta na qualificação, o júri deu razão à lançadora. A final é já daqui a bocadinho.

Teresa Machado foi readmitida na final da prova olímpica de lançamento de disco, que se inicia já às 10h30 de hoje em Sydney. O júri de apelo das competições acabou por dar razão à atelta portuguesa, que protestou a não validação do seu segundo lançamento na qualificação. 

Termina assim uma longa odisseia, que começou na segunda-feira. Teresa Machado, que em Atlanta, ha quatro anos, se tornou na primeira portuguesa a atingir a final olímpica de uma disciplina de lançamento, teve um primeiro lançamento nulo e, no segundo, o juíz disse que também não valia, alegando que a portuguesa tinha pisado o limite do círculo.  

A atleta contestou logo a decisão, num protesto que seria formalizado pela delegação portuguesa. O terceiro lançamento de Teresa Machado (55,86 m) não foi suficiente para a classificação, pelo que apenas restava o protesto.  

Numa primeira instância o júri deu razão à atleta, considerando que o lançamento não foi nulo. Mas aí começou novo problema. O juíz não mediu o lançamento na altura, pelo que não havia forma de saber a distância a que Teresa atirou o disco. Mais: o júri argumentou que, pelo que se via no video, o lançamento não era suficiente para chegar à final - a última atleta apurada fez 60,74 m.  

Portugal contestou o argumento, tomado com base numa medição muito pouco fiável e, numa segunda instância, um novo júri acabou por admitir Teresa Machado como a 13ª finalista. Assim, a portuguesa tem que se preparar à pressa para a decisão, daqui a bocadinho.

Mais Lidas

Patrocinados