UEFA faz avançar árbitros estrangeiros nos campeonatos nacionais

7 jan 2004, 12:31

Na ordem de trabalhos para Fevereiro O assunto vai ser discutido no Comité Executivo de Fevereiro.

O Comité Executivo da UEFA vai discutir já no próximo mês de Fevereiro a possibilidade de árbitros estrangeiros apitarem nos campeonatos nacionais. A proposta deve ser aprovada e arrancar em 2004/05.

O tema já tinha sido lançado por diversos responsáveis da UEFA, agora chega a confirmação de que estará mesmo na agenda da próxima reunião. De acordo com informações colocadas no site oficial daquele organismo, a experiência será cuidadosa.

Numa primeira fase, os árbitros de outros países seriam requisitados apenas para derbies e outros encontros de particular relevância das ligas locais. No máximo, dois jogos em cada volta.

A proposta já contempla o nome de 27 árbitros, capazes de integrar este programa. Entre eles estão, por exemplo, Collina (Itália), Frisk (Suécia) e Merk (Alemanha). Numa primeira fase, a UEFA gostaria que o intercâmbio fosse sobretudo bilateral e envolvesse um númro limitado de países. Caso Portugal seja um deles, poderíamos ver Collina a apitar um Benfica-Sporting, por exemplo, e Lucílio Batista a dirigir um AC Milan-Inter.

Esta alteração tem, segundo a UEFA, dois objectivos: dar mais experiência aos árbitros e retirar-lhes a pressão a que estão submetidos antes dos grandes jogos dos principais campeonatos.

Mais Lidas

Patrocinados