Sérgio Conceição no Inter: ponto alto de um percurso de luxo

4 jul 2001, 09:00

Hector Cúper vai poder contar com uma das estrelas da nossa «geração de ouro» Mais um português em Milão. Depois de Rui Costa, Sérgio Conceição transfere-se para a cidade do norte de Itália, mas para o Inter.

Dúvida desfeita. Sérgio Conceição vai para o Inter de Milão, num contrato de quatro épocas. A notícia é avançada pela edição desta quarta-feira de «A Bola», confirmando uma «forte possibilidade» aventada ontem à noite pelo site oficial do clube milanista. 

O extremo português abandona assim Parma, onde esteve um ano, partindo para a sua terceira experiência em clubes italianos, após ter sido campeão nacional pela Lazio. A aventura romana foi interrompida pela troca pelo conjunto parmesão, integrada na transferência milionária de Crespo, uma das principais do anterior defeso. Agora, é a vez de tentar a sua sorte em Milão, numa possibilidade concretizada, curiosamente, no mesmo dia em que foi concluída a transferência do seu amigo Rui Costa, de Florença para Milão ¿ mas para o rival do novo clube de Sérgio Conceição, o AC Milan. 

Sérgio Conceição considerou, em declarações a «A Bola», que a proposta avançada pelo Inter era «irrecusável». «Estou contentíssimo com esta ida para o Inter, clube no qual poderei dar continuidade a tudo o que de bom alcancei em Itália, particularmente na Lazio». 

Com efeito, o percurso de Sérgio em Itália foi muito mais feliz em Roma do que em Parma. Na Lazio, Conceição rimou mesmo com... campeão, mas o brilho das exibições do português teve um desfecho um pouco frustrante para o jogador, quando acabou por se ver como moeda de troca na transferência milionária de Crespo, que fez o percurso inverso ¿ de Parma para Roma.  

Para recuperar o fulgor romano 

O ano em Parma foi... contraditório. Muito bem no início, confirmando o fulgor mostrado no europeu, ao serviço da selecção portuguesa, mas algum tempo depois os problemas começaram a surgir. Primeiro, por desentendinentos com o seu treinador, mais tarde por força de impedimentos físicos. Contratempos que tiraram regularidade a um jogador que faz do seu principal trunfo uma enorme criatividade e que, apesar de alguns altos e baixos, continua a ser apontado como um dos mais talentosos futebolistas portugueses da sua geração.  

Com 35 internacionalizações pela selecção portuguesa, Sérgio Conceição parece vir a ter, no Inter de Milão, a grande oportunidade da sua carreira. A explosão deu-se no Verão passado, com brilhantes exibições no Euro-2000, sobretudo no jogo com a Alemanha, no qual marcou os três golos da vitória portuguesa. A ascensão para a ribalta deu-se no F.C. Porto, clube onde se formou. Chegou a ser cedido ao Leça e ao Felgueiras, em 93/94 e 94/95, e já então o seu talento se destacava dos demais. O clube das Antas não perdeu tempo e apostou no miúdo. Daí até despertar o interesse dos grandes clubes europeus foi um pequeno passo. Deu para resistir a uma oferta milionária do Corunha, mas já não deu para, mais tarde, recusar o apelo romano. Foi para a Lazio, juntando-se ao rol dos emigrantes de luxo do futebol português. 

Dupla de sucesso em Milão 

Depois de experiências na Lazio e no Parma, sem dúvida que a aventura no Inter será a prova de fogo de Sérgio. A (futura) estrela portuguesa do Inter, na mesma altura em que... Rui Costa se perfila como a nova estrela do AC Milan. Hector Cúper, o bem sucedido treinador argentino que trocou Valência pelo Inter, fez finca-pé por Sérgio Conceição e conseguiu ter o extremo português. O nosso Sérgio não vai, por certo, desiludir a aposta de Cúper... 

Artigos relacionados:

Patrocinados