Folha de São Paulo divulga documento oficial sobre melhor do século

10 dez 2000, 15:55

Maradona primeiro, Pelé segundo e Eusébio terceiro O jornal brasileiro Folha de São Paulo cita hoje (domingo) um alegado documento oficial da FIFA que atribui o prémio de melhor jogador do século ao argentino Diego Maradona. A eleição foi feita via-internet e conta com outra novidade: o português Eusébio terá sido eleito o terceiro melhor jogador do século, atrás de Pelé e à frente de Di Stefano.

Diego Armando Maradona foi eleito como o melhor jogador de futebol do século na votação online promovida pela FIFA. Quem o diz é o jornal brasileiro Folha de São Paulo, que argumenta ter tido acesso a um documento oficial da entidade que rege o futebol mundial, documento que confirma as notícias vindas a público nos últimos dias. 

A vitória do jogador argentino foi obtida através da votação pela internet. Segundo o jornal brasileiro, Maradona alcançou mais de metade da totalidade dos votos, deixando Pelé em segundo lugar, com uma margem significativa. O argentino obteve 78.430 votos (53,6%), enquanto Pelé se ficou pelos 23.386 votos (15,9%). 

Eusébio em terceiro lugar 

Ainda segundo o documento oficial da FIFA, o terceiro classificado é o português Eusébio, que terá alcançado 9.084 votos (6,2%). A informação anterior apontava para que fosse Di Stefano o terceiro classificado. 

A votação para melhor jogador do século tem sido envolta em polémica, depois do anúncio do jornal espanhol As, que já teria dado Maradona como vencedor. Depois desse anúncio, o brasileiro Pelé e o seus apoiantes vieram a público contestar a vitória do argentino. 

Para além da votação via-internet, a FIFA elaborou uma votação por intermédio da sua revista oficial. De acordo com a Folha de São Paulo, Pelé foi o mais votado pelos leitores da publicação da FIFA. No entanto, o orgão que rege o futebol mundial já teria determinado que a eleição era feita pela internet, conseguindo assim um resultado mais abrangente. 

Esta opção gerou alguma controvérsia, principalmente junto dos apoiantes de Pelé, que consideram que a votação via-internet beneficia Maradona, pois são os mais jovens que mais utilizam o sistema internacional de comunicação. 

A questão gerou uma enorme confusão e a FIFA parece ter procurado já várias alternativas para satisfazer toda a gente. Uma delas poderia passar por premiar três atletas, em que cada um representaria um período do século. Desse modo, Maradona e Pelé seriam agraciados, esperando-se apenas a definição do terceiro jogador. 

Mais tarde, a FIFA anunciou no seu site que iria criar um prémio para o melhor jogador e o melhor clube da década, que ainda não se percebeu se anularia a votação do melhor do século. 

A decisão final sobre como será feita a premiação do melhor jogador do século deve ser tomada hoje (domingo), na reunião do Comité Executivo da Fifa. Para amanhã está reservado o anúncio oficial.

Amanhã será igualmente conhecido o melhor jogador do ano. O português Luís Figo, Rivaldo e Zidane são os três candidatos.

Patrocinados