Juniores: F.C. Porto goleia (5-0) Belenenses

30 jun 2001, 20:06

Em tarde de consagração

Perante cerca de dois mil espectadores, o F.C. Porto teve a consagração a que qualquer campeão aspira. Numa clara demonstração de superioridade, os pupilos de João Pinto golearam o Belenenses (5-0) e fecharam a competição em grande estilo. 

O encontro até começou equilibrado, fruto das actuações muito tácticas das duas equipas. O facto de o jogo ser disputado sobretudo a meio campo tornava muito complicada a criação de jogadas de perigo, pelo que o primeiro golo apenas apereceu num lance de bola parada, no qual Postiga cruza e o central Pedro Ribeiro marca, num remate à meia-volta. Corria o minuto 17. 

Com o marcador inaugurado, podia esperar-se um jogo mais aberto, o que, na altura, não passava de mera ilusão. Os campeões tornaram-se mais perigosos do que até aí, mas o segundo golo haveria de aparecer já sobre o intervalo, num remate de fora da área de Hélder Postiga, após excelente abertura de Fonseca. Apenas por uma vez em toda a primeira metade, o Belenenses esteve perto de marcar, num remate de Lima, que levou a bola a embater no poste. 

A segunda parte foi bem mais repartida, com a bola a circundar ambas as balizas mais vezes, embora com os donos da casa sempre mais perigosos. Contudo, as falhas na finalização foram imensas, algumas mesmo de bradar aos céus, com particular incidência para Moreira (que tinha marcado por quatro vezes frente ao Benfica no jogo que valeu o título), verdadeiramente desastroso nesse capítulo. 

O melhor estava, porém, guardado para o fim, com os três golos que sentenciaram definitivamente o resultado a aparecerem nos últimos dez minutos. O primeiro novamente por Pedro Ribeiro, na marcação de um livre directo, aos 81m. Moreira, que assim se redimiu das oportunidades desperdiçadas antes, foi o autor dos dois últimos golos, aos 83 e aos 87 minutos. 

FICHA DO JOGO  
 
Arbitragem de Paulo Gaspar (Leiria), auxiliado por José Lisboa e Rodolo Deyllot  
 
F.C. Porto ¿ Bruno Vale; Mateus, Mauro, Pedro Ribeiro e Hugo Luz (Leandro aos 53m); Hugo Soares, Vladimir (Penacho aos 73m) e Pedro Nuno; Fonseca, Moreira e Hélder Postiga (Toninho aos 64m)  
Belenenses ¿ Bruno Sousa; Cardiga, António, André (Tiago aos 77m) e César (Serra aos 45m); Gonçalo, Fábio, Luís Pinto e Valter; Lima (Sandro aos 80m) e Vinhais 
Ao intervalo: 2-0 
Marcadores: 1-0, Pedro Ribeiro (17m); 2-0, Hélder Postiga (44m); 3-0, Pedro Ribeiro (81m); 4-0, Moreira (83m); 5-0, Moreira (87m)

Mais Lidas

Patrocinados