Mourinho: «Há jogadores que devem repensar a filosofia de vida»

3 out 2002, 20:10

Treinador do F.C. Porto agastado com a derrota Após a derrota em Varsóvia, treinador portista criticou atitudes e elogiou Ricardo Costa.

José Mourinho, treinador do F.C. Porto, estava francamente agastado com o desempenho da sua equipa após a derrota com o Polónia Varsóvia (2-0), que ainda assim não impediu o apuramento para a segunda eliminatória. As suas declarações, reproduzidas na agência Lusa, não deixam margem para dúvidas: «Vai ser uma longa viagem de regresso, para uns mais do que para outros. Quem deve estar afectado e interpretar o jogo são alguns dos jogadores menos utilizados. Há quem deva repensar a sua filosofia de vida. Ter motivação a cada dia. Não pensar que já aprendeu tudo e não necessita de ser humilde», afirmou.

Ainda assim, José Mourinho procurou retirar algo de bom da má exibição dos portistas em Plock: «Este jogo pode ser importante se for bem interpretado, pois certamente será positivo para alguns jogadores. Houve alguns que pelo menos tentaram fazer o seu trabalho com dignidade e a motivação possível, mas um ou outro não poderá dizer o mesmo», acrecentou.

Numa análise directa ao sucedido durante os 90 minutos, Mourinho dividiu o jogo em dois blocos: «Na primeira parte fomos, apesar de tudo, melhor equipa, controlámos e jogo e tivemos algumas oportunidades para marcar. O Ricardo Costa, que foi o melhor em termos de atitude e preparação mental, podia tê-lo feito por duas vezes. Se todos os jogadores tivessem a preparação mental do Ricardo Costa, o resultado teria sido diferente», avaliou.

A parte negra da exibição portista começou, para Mourinho, após o intervalo: «Na segunda parte ainda entrámos razoavelmente bem, mas depois de sofrermos um golo de bola parada a equipa entregou-se». O técnico explicou ainda que as substituições efectuadas não visavam efeitos imediatos: «Não fiz substituições para melhorar o rendimento da equipa. Se assim fosse, não teria tirado o Paulo Ferreira, o Alenitchev e o Derlei. Fi-lo, porque conto com eles para o jogo com o Beira Mar».

Mourinho salientou ainda que o Polónia Varsóvia foi subavaliado depois da goleada sofrida nas Antas: «Não é má equipa, tem qualidade para jogar a nível médio na I Liga portuguesa. Não fizemos um bom jogo, mas este resultado não pode afectar a equipa, porque ficaram cinco titulares no Porto, e outros três só jogaram a tempo parcial», concluiu.

Mais Lidas

Patrocinados