Áustria Viena: saiba mais sobre o adversário do F.C.Porto na Taça UEFA

8 out 2002, 13:26

O regresso ao Prater, 15 anos depois Os portistas vão voltar a jogar no Prater, onde há 15 anos venceram a Taça dos Campeões. Pela frente terão Djalminha, Júlio César e Rushfeldt.

O F.C.Porto vai voltar a 31 de Outubro ao maior palco da sua História - o Estádio Ernst Happel, conhecido como Prater, onde a 27 de Maio de 1987 conquistou a sua única Taça dos Campeões Europeus, ao vencer o Bayern Munique por 2-1.

O Áustria Viena, o adversário que calhou em sorte aos portistas na segunda eliminatória da Taça UEFA, joga no Campeonato local no Franz Horr Stadium, um recinto antigo, com capacidade apenas para dez mil espectadores. Por isso, os jogos europeus são realizados no Prater, um recinto de boa memória para os portistas.

Apesar do reencontro histórico, o F.C.Porto não pode esperar tarefa fácil. O Áustria Viena é a segunda equipa com maior palmarés da Áustria, apenas atrás do rival Rapid. Conta com 21 vitórias no Campeonato, 22 na Taça, oito dobradinhas, quatro Supertaças e duas Taças Mitropa. Nas competições europeias a sua melhor participação foi na Taça das Taças, em 78, perdendo na final para o Anderlecht. Foi ainda semifinalista da Taça dos Campeões (79) e da Taça das Taças (83). Na Taça UEFA o mais longe que chegou foi em 84, aos quartos-de-final.

Nos últimos anos o Áustria Viena perdeu o ascendente que tinha no Campeonato local. O último título foi em 93, em 94 foi vice-campeão e ganhou a Taça, depois disso nunca mais terminou nos dois primeiros lugares ou chegou à final da Taça. Este ano, no entanto, as coisas mudaram muito; ao fim de 13 jornadas da Bundesliga austríaca, o adversário do F.C.Porto comanda a classificação com 30 pontos (nove vitórias, três empates e uma derrota), mais sete que o segundo classificado, o Pasching. O Áustria Viena tem 31 golos marcados e oito sofridos.

O clube foi muito reforçado esta época e assume sem surpresa o topo do futebol austríaco. Na última convocatória da selecção tem sete jogadores: Wagner, Floegel, Panis, Scharner, Hiden, Linz e Dospel; conta também com os brasileiros Djalminha, internacional brasileiro emprestado pelo Deportivo da Corunha, e Júlio César, antigo central do Benfica, com os noruegueses Rushfeldt (chegou a ser apresentado como jogador do Benfica no tempo de Vale e Azevedo, mas acabou por voltar à Noruega pouco depois) e Helstad, com o belga Dheedene, com os polacos Gilewicz e Ratajczyk, com o checo Hasek e com o eslovaco Janocko.

Uma autêntica sociedade de nações que tem funcionado muito bem este ano. Na primeira eliminatória da Taça UEFA, o Áustria Viena eliminou os ucranianos do Shakhtar Donetsk. Venceu em casa por 5-1, perdeu na segunda mão por 0-1, um resultado que custou o lugar ao treinador Walter Schaechner, substituído por Christoph Daum. O antigo treinador de Colónia, Estugarda e Bayer Leverkusen, despedido deste último clube há dois anos devido ao consumo de cocaína, que lhe custou também o lugar que iria ocupar na selecção alemã, começou a trabalhar apenas na sexta-feira, mas estreou-se este fim-de-semana com uma vitória por 4-0 sobre o GAK, no Campeonato.

O onze tipo da equipa (o mesmo do jogo contra o Grazer, o único de Daum, e dos dois jogos nas competições europeias) é o seguinte: Mandl; Ratajzcyk, Dheedene e Akoto; Wagner, Janocko, Flogel, Panis e Scharner; Djalminha e Gilewicz. Do plantel fazem ainda parte Ziegler, Júlio César, Hasek, Dospel, Rothbauer, Helstad, Rushfeldt, Hiden, Hopfer, Kvisivk, Linz, Almer e Kiesenebner. Gilewicz é o melhor marcador da equipa, com oito golos, seguido de Janocko (5), Wagner (4) e Linz (3).

A equipa viola (veste da mesma cor que a antiga Fiorentina) fará dois jogos para o Campeonato austríaco antes de defrontar o F.C.Porto: em casa com o Salzburgo, a 19 de Outubro, e fora com o Rapid, uma semana depois. Entre a primeira e a segunda mão da segunda eliminatória da Taça UEFA tem mais três jogos locais agendados: em casa com o Sturm Graz (2 de Novembro), fora com o Bregerz (dia 6) e de novo em casa com o Admira Wacker (dia 9).

O Áustria Viena, fundado a 12 de Março de 1911, tem ainda como nome oficial Futebol Clube Áustria Memphis, nome ganho em 1977 devido a um novo patrocinador. Pelo clube passaram jogadores históricos como Sindelar, Frohlich, Obermeyer, Prohaska, Ocwirk e Polster.

Patrocinados