André é o quinto jogador do Benfica com estatuto de estrangeiro

20 nov 2000, 13:06

Marques e André podem adquirir o estatuto de igualdade Marques e André, as mais recentes contratações do Benfica, serão incluídos no lote de jogadores estrangeiros do plantel da Luz. Mas como os atletas têm naturalidade brasileira poderão requisitar o estatuto de igualdade e passarem a ser contabilizados como jogadores nacionais.

Com a entrada dos brasileiros Marques e André na equipa do Benfica, os «encarnados» totalizam cinco jogadores estrangeiros no plantel, para os quais só existem quatro lugares disponíveis em cada jogo oficial. O clube da Luz pode inscrever um total de seis jogadores estrangeiros na I Liga, pelo que ainda tem uma vaga disponível para a contratação de um estrangeiro. 

Mas os dois reforços do Benfica podem em breve deixar de contar como não-comunitários, caso adquiram o estatuto de igualdade de direitos e deveres, disponível aos cidadãos brasileiros que residem em Portugal. Para tal, basta possuirem a autorização de residência em território português.  

Como os jogadores já têm contrato assinado com o clube da Luz, podem dar entrada ao pedido de autorização de residência em Portugal e, após este ser obtido, ser-lhes-á possível obter o estatuto de igualdade. Todo este processo pode durar dois meses. 

Enquanto os casos de Marques e André não ficarem resolvidos, o Benfica vai ter que gerir a questão dos estrangeiros, visto que apenas pode utilizar quatro por jogo.  

Esta é a situação do defesa brasileiro Ronaldo, que continua a contar como jogador estrangeiro, já que aguarda o final do processo de aquisição do estatuto de igualdade. 

Para além de Ronaldo, apenas o jugoslavo Dudic e o egípcio Sabry entram na contagem como jogadores não-comunitários, já que o angolano Mawete está inscrito na equipa B e Poborsky e Kandaurov possuem contrato anterior a 1998
 
Recorde-se que estão no Benfica mais oito jogadores de origem não portuguesa, mas que detêm passaporte comunitário. Enke, Van Hooijdonk, Chano, e Marchena são naturais de países da União Europeia e Rojas (Paraguai), Uribe (Chile), Escalona (Chile) e Bossio (Argentina) adquiriram passaporte europeu.

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados