Fernando Gomes recorda jogo nas Antas pelo Sporting

30 nov 2000, 19:00

João Pinto regressa à luz - testemunhos do passado Tal como o Benfica fez a João Pinto, Fernando Gomes também saiu do F.C. Porto após uma decisão polémica. O goleador confessa que actuar nas Antas com a camisola do Sporting foi «um dos momentos mais marcantes» da sua carreira

Fernando Gomes, o bibota de ouro, foi um dos jogadores que, durante a sua carreira, viveu uma situação idêntica àquela que João Pinto irá viver no próximo domingo (19 horas).  

Após uma polémica decisão do F.C. Porto (ainda hoje Fernando Gomes e Pinto da Costa não normalizaram as suas relações) o goleador foi dispensado pelo clube das Antas, tendo sido obrigado a rumar a Alvalade. Por isso, o caso de Fernando Gomes é dos que mais se aproxima com o de João Pinto, que também foi forçado a sair do Benfica, igualmente numa decisão polémica.  

«Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira», garante Fernando Gomes, abrindo o livro das recordações para o Maisfutebol. «Foi uma situação estranha», acrescenta. «Nunca imaginei que um dia tivesse que jogar nas Antas com a camisola de outro clube, mas a vida é assim mesmo. Dá muitas voltas e nunca se sabe o que nos vai acontecer», observa o bibota. 

«Tudo aquilo me parecia estranho» 

Sem esconder os seus sentimentos, Fernando Gomes admitiu que a experiência de voltar às Antas foi muito duro do ponto de vista sentimental: «Parecia que estava perdido. Que não sabia onde estava. Foi estranho. Estranhíssimo mesmo. Tentei abstrair-me o máximo possível, mas confesso que humanamente era impossível que isso sucedesse totalmente». 

Apesar de tudo, Gomes ressalva que a dificuldade que sentiu em defrontar a sua equipa do coração não prejudicou por completo a sua prestação dentro das quatro linhas: «Sempre procurei ter um grande sentido profissional. Por isso, fiz os 90 minutos e apesar de termos perdido por 2-0, não foi certamente por mim que o Sporting sofreu uma derrota nesse jogo». 

«Os benfiquistas sabem o que se passou com o João» 

Fernando Gomes recorda que a ligação sentimental que o prende ao F.C. Porto não poderia ser desfeita apenas com uma dispensa: «Cada caso é um caso e cada jogador sentirá a sua situação de maneira diferente. Cresci no F.C. Porto, foi lá que me fiz jogador e que me fiz homem. Claro que me custou muito entrar nas Antas com a camisola de outro clube. Como as pessoas devem estar recordadas, saí do F.C. Porto porque fui dispensado na época anterior. Não interessa agora dizer se foi normal ou não essa dispensa, mas julgo que os adeptos perceberam o que se passou e trataram-me muito bem. No final, até me obrigaram a lançar a camisola para as bancadas». 

O carinho mostrado pelos adeptos portistas leva Fernando Gomes a vaticinar que João Pinto virá a ser bem tratado na Luz: «O João é um grande profissional, por aquilo que sei também saiu do Benfica em circunstâncias estranhas, foi dispensado. Estou convencido que os adeptos vão tratá-lo bem, até porque se lembram que ele representou dignamente a camisola do Benfica».

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados