F.C. Porto cilindrou Benfica em juniores

26 jun 2001, 21:41

Um 6-0 que não deixa dúvidas

O Porto é campeão nacional de juniores, título que lhe fugia desde a época de 96/97. Com a vitória desta tarde frente ao Benfica por 6-0, os dragões alcançaram uma vantagem de nove pontos sobre os segundos classificados, Benfica e Belenenses, o que lhes garante desde já o título nacional da categoria, quando ainda falta uma jornada para terminar esta fase final de juniores. 

No encontro de hoje, os pupilos de João Pinto foram sempre superiores aos, até então, campeões nacionais. Com o jogo a desenrolar-se, quase exclusivamente, no meio-campo do Benfica, os portistas começaram por demonstrar algumas dificuldades em criar situações de perigo para a baliza adversária. Com o primeiro golo da partida, à passagem do minuto 30, por Moreira, os azuis e brancos abriram definitivamente o livro. 

O avançado Moreira haveria, aliás, de ser a figura do jogo, ao marcar os quatro primeiros golos do F.C. Porto. O segundo chegou pouco depois, aos 34 m, num tento com grandes culpas para Moreira (mas o guarda-redes do Benfica...), que deixou escapar uma bola fácil. Por perto, Moreira... do Porto não perdoou. A primeira metade não haveria de acabar sem, porém, o Porto marcar o terceiro, mais uma vez por Moreira, que se limitou a encostar um centro de Postiga. 

A segunda parte começou, praticamente, com o quarto golo dos dragões, o quarto de Moreira, após uma grande jogada de Hélder Postiga, o principal desequilibrador desta equipa. Mais sete minutos e mais um golo, desta feita por Pedro Nuno. Seguiu-se um período de relaxamento por parte dos donos da casa, que, muito perdulários, podiam ter construído um resultado ainda mais vergonhoso para o sempre rival da Luz. 

No meio disto tudo, convém dizer que o Benfica quase, ou mesmo nunca, conseguiu fazer uma oposição válida ao adversário. A inviolabilidade da baliza de Bruno Vale nunca esteve em causa, já que o jogo teve quase exclusivamente um único sentido. A expulsão de Ricardo Pires, aos 75m, complicou ainda mais uma tarefa já de si muito complicada. Mesmo ao cair do pano, Toninho ainda marcou o sexto, que determinou o resultado final e iniciou os festejos, merecidos, de um campeão claramente superior. 

FICHA DO JOGO 

Arbitragem de Hernâni Duarte (Braga), auxiliado por Manuel Dias e Nuno Manso 

F.C. Porto ¿ Bruno Vale; Mateus (Leandro aos 78m), Mauro, Pedro Ribeiro e Hugo Luz; Hugo Soares, Vladimir e Pedro Nuno; Fonseca, Moreira (Silvio aos 82m) e Hélder Postiga (Toninho aos 82m) 

Benfica ¿ Moreira; Paulo Fonseca (Frederico Runa aos 50m), António Oliveira, Eduardo Simões e Nuno Carvalheiro; Ricardo Pires, Bruno Pombo (Francisco Cunha aos 68m), João Alves e Meireles ( Célio aos 30m); Williams e João Sousa 

Ao intervalo: 3-0

Marcadores: 1-0, Moreira (30m); 2-0, Moreira (39m); 3-0, Moreira (42m); 4-0, Moreira (48m); 5-0, Pedro Nuno (55m) e 6-0, Toninho (47m)

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados