As dez maiores transferências de sempre

24 jul 2000, 11:50

Luís Figo passa a liderar a lista Ao assinar pelo Real Madrid, por quem o clube pagará 12 milhões de contos ao Barcelona, Luís Figo passará a ser o jogador mais caro do Mundo. Veja quem são os outros nove.

Luís Figo passará a ser o jogador mais caro de sempre ao transferir-se do Barcelona para o rival Real Madrid por 12 milhões de contos. Este valor bate o recorde de transferências, fixado em 11 milhões de contos, que até agora pertencia a Hernan Crespo, jogador da Lazio.  

O internacional português será, também, um dos jogadores mais bem pagos do mundo com um salário a rondar os 90 mil contos por mês. Ainda assim, Figo não conseguiu superar a fasquia estabelecida por Gabriel Batistuta, que ao deixar a Fiorentina para representar o Roma, passou a ganhar cerca de 100 mil contos por mês. O mesmo de Raúl, provável companheiro de Figo no Real. 

A época passada os clubes demonstraram que não olham a meios para conseguirem fazer bons investimentos e os valores envolvidos nas transferências, nos campeonatos espanhol e italiano, dispararam. 

A maior transferência, da temporada passada, foi de Christian Vieri, que surge por duas vezes na lista das maiores transferências de sempre. O valor oferecido pelo Inter, 9,6 milhões de contos, parecia estabelecer um limite que não seria facilmente ultrapassável. 

Um novo recorde no mercado de transferências francês foi atingido com o regresso de Anelka ao Paris Saint-Germain, clube de onde saiu em 1997 para representar o Arsenal. A equipa gaulesa pagou ao Real Madrid cerca de 6,5 milhões de contos pelo internacional francês.

 
Lista das dez maiores transferências de sempre 

JOGADOR

CLUBE VENDEDOR

CLUBE COMPRADOR

VALOR (*)

ANO

Figo (Por)

Barcelona

(Esp)

Real Madrid

(Esp)

12

2000

Crespo (Arg)

Parma (Ita)

Lazio (Ita)

11

2000

Vieri (Ita)

Lazio (Ita)

Inter (Ita)

9,6

1999

Batistuta (Arg)

Fiorentina

(Ita)

Roma (Ita)

7,5

2000

Anelka (Fra)

Arsenal

(Ing)

Real Madrid

(Esp)

7

1999

Denilson (Bra)

São Paulo

(Bras)

Bétis (Esp)

6,6

1998

Anelka (Fra)

Real Madrid

(Esp)

Paris Saint-Germain (Fra)

6,5

2000

Vieri (Ita)

At. Madrid

(Esp)

Lazio (Ita)

5,7

1998

Ronaldo

(Bra)

Barcelona

(Esp)

Inter (Ita)

5,4

1997

Amoroso (Bra)

Udinese (Ita)

Parma (Ita)

5,4

1999

*Em milhões de contos 

Mais Lidas

Patrocinados