Autor do livro de Jardel fala das dificuldades da obra

22 abr 2002, 23:23

A conciliação com a profissão de jornalista Luís Miguel Pereira, jornalista, recordou as coisas que soube e não pôde utilizar na sua profissão por questões éticas. Foi difícil, mas habituou-se.

Luís Miguel Pereira, editor de texto da autobiografia de Mário Jardel, lançada esta segunda-feira, confessou algumas dificuldades sentidas na conciliação entre a realização da obra e a sua profissão de jornalista.

O repórter da Sport TV deu o exemplo da intervenção cirúrgica a que o jogador do Sporting se submeteu em Fevereiro passado: «Soube de coisas que não podia revelar e isso chocava com a minha função de jornalista. O caso da operação foi sintomático, pois tive conhecimento muito antes da generalidade da imprensa. Fiquei dividido, mas percebi que não tinha o direito de utilizar no meu trabalho de jornalista informações que obtivera na condição de pessoa que ia fazer o livro. Este lado pesou mais, habituei-me rapidamente às circunstâncias e esta foi das maiores experiências da minha vida. Por isso, também quero agradecer ao Jardel a oportunidade que me deu de ter escrito este livro.»

Luís Miguel Pereira revelou que Jardel respondeu «sim» no mesmo dia em que ele lhe apresentou a ideia e explicou o que o levou a partir para o trabalho: «Achei que um projecto destes podia ser feito em Portugal. Já tinha visto coisas semelhantes, nomeadamente no Brasil, e lancei o desafio ao Jardel, que aceitou logo, sem sequer saber o que isso queria dizer em termos de disponibilidade.»

Esta, explicou o jornalista, teve de ser bastante: «O trabalho resulta de 50 horas de gravação. Durante um mês todos os dias conversávamos, com hora marcada. O livro foi depois escrito em 15 dias, com muitas noites em claro.»

O trabalho foi realizado em mês e meio, com o objectivo de lançar a obra precisamente nesta altura: «Pensámos que o Sporting estaria na situação em que está, perto de ser campeão, e havia também o Portugal-Brasil, que acabou por não ser tão importante do ponto de vista do Jardel. Por outro lado, estamos no final da época. As pessoas querem saber como foram estes meses e por que será que o Sporting vai conquistar o título com o Jardel.»

Mais Lidas

Patrocinados