Benfica contrata holandês

21 jun 2000, 02:02

van Hooijdonk, ponta-de-lança de 30 anos O Benfica chegou a acordo com Pierre van Hooijdonk, ponta-de-lança do Vitesse e um dos 22 da selecção «laranja». Os «encarnados» vão pagar cerca de 1,2 milhões de contos.

ROTERDÃO-O ponta-de-lança que o Benfica contratou chama-se Pierre van Hooijdonk, é internacional holandês, foi o melhor marcador do Vitesse nesta temporada e é um dos 22 que integram a selecção holandesa no Euro-2000. 

A notícia das negociações entre Benfica e Vitesse surge na edição de hoje do diário holandês «De Telegraaf». Relata este jornal que o acordo entre os dois clubes e o jogador está praticamente concluído. As negociações foram conduzidas por Michel Preud¿homme, director do clube português, e concluídas por Vale e Azevedo. 

Ainda segundo o «De Telegraaf», van Hooijdonk custará ao Benfica cerca de seis milhões de dólares, qualquer coisa como 1,2 milhões de contos. A notícia bate certo com a declaração de Vale e Azevedo, ontem, em Roterdão. Na ocasião, o presidente dos «encarnados» revelou que acabara de contratar um novo ponta-de-lança e por isso chegara atrasado ao Portugal-Alemanha. 

Pierre van Hooijdonk é um avançado com as características que Jupp Heynckes há muito procura: alto, forte e experiente. Com 1, 93 metros e 87 quilos, o holandês encaixa na descrição. 

Nascido a 29 de Novembro de 1969, van Hooijdonk chegou ao Vitesse no princípio desta época, para substituir o grego Machlas, um dos melhores marcadores da Europa. A sua carreira começou a 8 de Setembro de 1989, num jogo entre o PEC e o RBC, a primeira equipa que representou como profissional. Em 91-92 transferiu-se para o NAC, onde se manteve até 94-95. Na temporada seguinte tentou a sorte no Celtic de Glasgow, onde foi colega do português Jorge Cadete e um dos melhores marcadores do clube. 

De Glasgow viajou para Nottingham, onde se manteve entre 96-97 e 98-99. Sem contar com a última época, van Hooijdonk apontou 80 golos em 149 jogos oficiais como profissional. Jogou 16 vezes pela selecção holandesa.

Mais Lidas

Patrocinados