Meter baixa para ver o Mundial

19 jan 2002, 00:42

Prevista alta taxa de absentismo em Inglaterra Prevê-se uma alta taxa de absentismo em Inglaterra devido às horas dos jogos do Campeonato do Mundo.

O Campeonato do Mundo traz meia Inglaterra preocupada. Os horários dos jogos são um problema. As partidas são de manhã ou à hora de almoço e há temores de que as pessoas fiquem em casa em vez de irem trabalhar para ver Owen, Beckham e companhia. 

Temores confirmados por uma sondagem da Barclaycard. Dois em cada cinco adeptos de futebol (foram ouvidos 4 mil) mostraram-se dispostos a meter baixa cada vez que a Inglaterra jogar para poderem ver os jogos. 

A percentagem - 40 por cento - é preocupante. Se se repetir entre os 15 milhões de adeptos que querem ver os jogos de Inglaterra, o custo para a economia do país será monstruoso - calculado em 3,2 mil milhões de libras (5,2 mil milhões de contos/1,05 mil milhões de contos) se a equipa de Eriksson chegar à final. 

«Tenho a certeza de que muitos dos adeptos diriam que é dinheiro bem gasto se a Inglaterra vencer o Campeonato do Mundo», confessou o director da Barclaycard, Nic Gault, citado pelo site da BBC. 

O primeiro jogo dos ingleses, com a Suécia, é num domingo e não se prevêem grandes problemas. O terceiro, com a Nigéria, começa às 7.30 horas, o que atenuará o absentismo. O pior é que o jogo mais importante, com a Argentina, se joga às 12.30 horas de sexta-feira, 7 de Junho. 

A empresa responsável pela sondagem aconselha as empresas a disponibilizar televisores para que os trabalhadores possam seguir os jogos sem terem de faltar.

Patrocinados