Boavista deslumbra mas não marca

15 jul 2000, 16:52

Empate sem golos frente à Naval Equipa de Jaime Pacheco realizou uma boa exibição mas revelou-se muito perdulária no encontro com a Naval que encerrou o estágio de uma semana que a equipa «axadrezada» realizou em Quiaios.

O Boavista até entrou de rompante - efectuou um excelente encontro - mas não conseguiu melhor de que um empate frente à Naval 1.º de Maio (0-0), equipa que milita na II Liga. O motivo? Os pupilos de Jaime Pacheco falharam muitos golos, inclusive uma grande penalidade, logo aos dez minutos, por intermédio do brasileiro Rogério. Por outras palavras: a falta de sorte esteve na origem do resultado. 

Esta manhã, no primeiro encontro particular da pré-temporada, os axadrezados demonstraram uma compreensível falta de entrosamento misturada com algum azar. Para além do penalty desperdiçado, a bola rondou sempre a baliza adversária mas nunca entrou. Nunca. Todos tentaram a sua sorte, mas em vão, num encontro marcado pela qualidade do futebol praticado. Ou seja, houve de tudo, jogadas vistosas, recheadas de magia, só faltaram os golos. 

Jaime Pacheco aproveitou para fazer algumas experiências, nomeadamente no meio-campo da equipa inicial onde apenas fez alinhar um jogador da época passada. O intocável Rui Bento teve ao seu lado Pedro Santos (ex-Gil Vicente) e Gouveia (ex-Montpellier), ambos com exibições discretas. Na defesa, Rui Óscar (ex-Marítimo) parece ser o substituto do ex-capitão Paulo Sousa. No flanco direito, assinou uma prestação positiva, se bem que subiu pouco no terreno. 

Na segunda parte, o treinador do Boavista optou por outro onze, no qual pontificaram o defesa-central Marçal (ex-União de Leiria), em excelente forma, e o avançado Duda (ex-Alverca). Este último, além de veloz, provou ter atributos técnicos acima da média. Nota, também, para o guarda-redes Ricardo, que ameaça roubar a titularidade a William. 

Eis a equipa inicial do Boavista: Ricardo; Rui Óscar, Litos, Jorge Silva e Erivan; Rui Bento, Pedro Santos e Gouveia; Jorge Couto, Demétrios e Rogério. No segundo tempo, Jaime Pacheco fez alinhar o seguinte onze: Khadim; Freachaut; Litos, Marçal e Erivan; Martelinho, Emanuel e Geraldo; Duda, Whelliton e Silva. 

Por seu turno, Sérgio, Moreira, William, Quevedo, Pedro Emanuel e Petit não foram utilizados, pois padecem de problemas físicos, mas que são facilmente recuperáveis pela equipa médica. No início da próxima semana já devem regressar ao trabalho sem limitações. 

De regresso ao Porto 

A comitiva axadrezada deve chegar hoje, ao final da tarde, à cidade do Porto, depois de ter estagiado durante uma semana em Quiaios, nos arredores da Figueira da Foz. «De todos os estágios do Boavista, este foi aquele em que tive de intervir menos. As minhas intervenções apenas foram para felicitar o empenho dos jogadores. Todos deram garantias de que podem ser titulares», afirmou Jaime Pacheco em jeito de balanço. 

Na segunda-feira, os axadrezados realizam mais um treino (10 horas), desta feita no Estádio do Bessa. Até ao final do mês irão afinar as tácticas e cuidar do físico com o intuito de prepararem da melhor forma a recepção (10 de Agosto) ao Barry Town, do País de Gales, em encontro relativo à pré-eliminatória da Taça UEFA.

Patrocinados