Mundial 2002: Nova Zelândia vence, treinador critica goleadas

11 jun 2001, 12:01

Praticamente apurada para o play off

A Nova Zelândia bateu as Ilhas Salomão por 5-1 em jogo do grupo B de qualificação para o Mundial 2002 da zona da Oceânia. 

Com esta vitória, os neo-zelandeses garantiram, praticamente, a presença no play-off contra a Austrália (vencedora do grupo A), que decidirá depois qual o representante do continente a defrontar o quinto classificado da zona sul-americana para discutir a presença na Coreia e no Japão. 

Ken Dugdale, seleccionador da Nova Zelândia, aproveitou a conferência de imprensa que se seguiu ao jogo para criticar a existência de goleadas inusitadas na Oceânia. 

Recorrendo aos exemplos das vitórias por 31-0, 22-0 e 11-0 da Austrália sobre a Samoa Americana, o Tonga e a Samoa, Dugdale defendeu que «essas coisas não são boas para o futebol da região». 

«Damos uma imagem pobre do nosso futebol. A Oceânia precisa de ter competitividade se algum dia quiser apurar uma selecção directamente para o Mundial. A vitória da Austrália sobre a Samoa não fez nada por nenhum dos países nem pelo futebol da região», acrescentou. 

Noutro encontro deste grupo B, que se disputa precisamente na Nova Zelândia, o Tahiti venceu as Ilhas Fiji por 6-0. 

Veja as classificações da Oceânia

Patrocinados