Benfica retira carácter institucional ao apoio ao PSD

6 mar 2002, 19:56

Num comunicado do presidente da Mesa da Assembleia Geral O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica retirou o carácter institucional ao apoio que que o Benfica tinha dado ao Partido Social Democrata.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, Olavo Pitta e Cunha, retirou o carácter institucional ao apoio que Manuel Vilarinho, presidente do clube, tinha dado ao Partido Social Democrata (PSD). O dirigente, num comunicado distribuído à imprensa, defende que os estatutos interditam ao Benfica «actividades de carácter politico ou religioso», pelo que o apoio dos dirigentes terá sido apenas de carácter particular.

As polémicas declarações de Manuel Vilarinho, num jantar promovido pelo PSD em Rio Maior, no qual também participou o presidente da Mesa da Assembleia Geral, entre outros membros da direcção «encarnada», colocaram o clube em polvorosa, com vários sócios a deixarem claro o seu descontentamento com o apoio institucional do clube ao PSD. No entanto, Olavo Pitta e Cunha defende que o apoio institucional está vedado ao clube «por falta de capacidade de gozo necessária para o efeito».

Assim, o signatário do comunicado entende que a posição assumida pelo presidente e órgãos sociais do Benfica «não vincula o clube, nem viola os Estatutos do SLB» e reflecte apenas «uma forma de exprimir a sua convicção sobre aquilo que entendem melhor salvaguardar os interesses do clube».

Olavo Pitta e Cunha defende ainda que os dirgentes têm o direito, a título individual ou conjuntamente com outros, como foi o caso em Rio Maior, de participar activamente na vida politica e expressarem livremente a sua opinião. O dirigente termina o comunicado com um apelo aos sócios para que eventuais discussões sobre esta matéria «venham a ocorrer em local apropriado».

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados