Liga: a análise à 15ª jornada

4 jan 2015, 22:34
Sporting-Estoril (LUSA/
Manuel de Almeida)

Novidades, só a partir do quarto lugar...

A sétima vitória consecutiva do Benfica mantém os encarnados líderes da Liga com seis pontos de vantagem sobre o perseguidor mais próximo quando está concluída a 15ª jornada.

O campeão nacional fechou a ronda e acabou por não vacilar, vencendo o Penafiel por 3-0
. Este resultado acabou por deixar a equipa de Rui Quinta no penúltimo lugar, que já dá lugar a despromoção, mesmo que com os mesmos pontos do antepenúltimo.

A goleada da jornada aconteceu em Barcelos, onde o FC Porto «afundou» o «lanterna vermelha» Gil Vicente mais um pouco. A equipa de Julen Lopetegui ganhou 5-1
e pressionou o Benfica jogando antes, mas acabou por não se aproximar da liderança nem cavar maior diferença para o terceiro lugar.

Isto assim acontece porque o V. Guimarães também respondeu neste domingo aos reptos de sábado. A equipa de Rui Vitória garantiu o terceiro lugar do campeonato a três pontos dos dragões com um expressivo 4-0
sobre o Nacional, que se mantém entre os «aflitos». O Vitória minhoto perdeu o terceiro lugar no sábado, mas recuperou-o neste domingo.

Por partes. O Sporting venceu o Estoril por 3-0
e subiu no sábado (à condição) ao terceiro lugar do pódio, pois o Sp. Braga perdeu na Madeira. O Sporting minhoto foi batido por 2-1
pelo Marítimo e acabou por ser o maior derrotado entre as equipas da frente.

Em resumo: o V. Guimarães manteve o terceiro lugar, agora isolado sem a companhia do Sp. Braga, o Sporting ganhou uma posição aos bracarenses, que passaram do terceiro lugar repartido para a quinta posição.

Também no rescaldo destes jogos, Marítimo e Estoril trocaram de posição na tabela.

Atrás dos «canarinhos» está já o Boavista, que continua a somar pontos depois do triunfo ( 3-1
) num duelo para «o mesmo campeonato» sobre o Arouca – que vai permanecendo «aflito» apenas um ponto acima da «linha de água».

O V. Setúbal também conseguiu um importante triunfo sobre o «descansado» Moreirense. Os 2-1
conseguidos sobre a equipa de Miguel Leal garantiram três pontos que permitiram aos sadinos respirar um pouco melhor.

O Rio Ave foi vencer a casa do Paços de Ferreira ( 1-2
), ganhando terreno na luta por um lugar europeu, nesta altura ainda fora de alcance.

O Belenenses, por seu lado, perde gás na luta por um lugar «europeu» com dois empates e duas derrotas nos últimos quatro jogos do campeonato. O 0-0
do Restelo levou a Académica para cima da «linha de água», mas com os mesmos pontos do penúltimo: o Penafiel que já está em lugar de despromoção.

A Académica foi a única equipa entre os últimos cinco classificados a conseguir pontos (1) nesta 15ª jornada.

Confira a Classificação
.

Patrocinados