Fafe-Guimarães, 1-1 (Crónica)

2 set 2000, 19:20

Sobressaiu o som do apito

Ensaio amigável, equipas teoricamente desniveladas, objectivos semelhantes. Buscava-se o entrosamento, o aperfeiçoamento táctico a assimilar de acordo com as exigências competitivas de cada conjunto. Seria o cenário ideal para superar a falta de competição autorizada pelos jogos da Selecção. Rui Vieira, hoje a liderar os vimaranenses na ausência de Autuori no Brasil, aproveitaria para ver competir jogadores ainda com pouca rodagem, com Lixa e Evando a assumirem destaque inicial no regresso após lesão. 

Mas tudo se resumiria ao empenho. Por vezes excessivo. A bola foi consecutivamente mal orientada, trocada muitas vezes pelas pernas contrárias e esquecida no meio de discussões indispensáveis num teste rotulado de amigável. O tiro de Castro, a arrancar de Tomic pouco mais que um esboço de defesa, sobressaía por entre repelões e contacto físico quase permanente. Um grande golo que Miguel Barros ainda tentou imitar, não conseguindo mais que o estrondo metálico do embate do couro com o poste.  

O Fafe jogava menos mal, insistindo numa agressividade por vezes exagerada, que Rubem quis decalcar, gerando um amontoado de agarrões que empobreceu o espectáculo. A rispidez excessiva estava lançada, sem final previsível, mesmo que o intervalo pudesse servir de tranquilizante. Chegava a segunda parte, mas mantinham-se os traços gerais da etapa inicial. Sobejavam as faltas, rareava o bom futebol, alcançado a custo pelo golo de Geraldo e por um zigue-zague de Ricardo que terminou com novo remate ao ferro da baliza vimaranense. O resto foi confusão, que chegou a envolver a equipa de arbitragem numa sequência de equívocos que incluiu um golo mal anulado a Paulão. O triunfo do Guimarães, todavia, teria sido injusto. 

FICHA DO JOGO

Parque de Jogos Municipal de Fafe

Árbitro: Afonso Castro (Braga)

FAFE ¿ Sérgio; Chiquinho, César, Orlando, Edu; Carlitos, Alex, Paulo Miranda, Nelo; Castro e Miguel Barros

Jogaram ainda: Peres, Rogério, Ricardo, André, Carlos, Canuta, Afonso, Leonel, Nuno e Agostinho

Treinador: Francisco Vital

V. GUIMARÃES ¿ Tomic; Abel, Auri, Márcio Theodoro, Rubem; Hugo Cunha, Alvarez, Paulo Gomes, Geraldo; Lixa e Evando.

Jogaram ainda: Cândido, Rêgo, Paulão e Sérgio Junior

Treinador: Rui Vieira

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Castro (23 m) e Geraldo (59 m)

Disciplina: cartão amarelo a Alex (44 m) e Nelo (72 m); Rubem (36 m) e Hugo Cunha (78 m)

Patrocinados