Braga pede celeridade ao Conselho de Justiça

2 set 2000, 17:48

Recurso rápido a pensar no Sporting O recurso da suspensão de Artur Jorge segue na segunda-feira, com um pedido de análise urgente. Lima Rebelo, administrador da SAD, lembra que o CJ já reuniu extraordinariamente para despenalizar Oceano a tempo de defrontar o Braga, mas Manuel Cajuda, que ensaiou Idalécio na Póvoa de Varzim, prepara-se para o jogo sem o central que lesionou Manoel para dois meses.

O Braga não vai apenas recorrer junto do Conselho de Justiça da Federação da decisão da Comissão Disciplinar da Liga, que suspendeu Artur Jorge por dois jogos, mas também solicitar urgência na decisão, na esperança de ver a pena revogada a tempo do jogo com o Sporting.  

Lima Rebelo, administrador da SAD, confessa a intenção e reconhece legitimidade à exigência de celeridade num episódio semelhante. «Há uns anos», lembra, «justamente na véspera de o Sporting jogar com o Braga, o Conselho de Justiça reuniu extraordinariamente para despenalizar o Oceano». 

A suspensão de Artur Jorge, na conclusão de um processo de averiguações movido pela Comissão Disciplinar na sequência do pedido de penalização do defesa do Braga formulado pelo Guimarães, que solicitava o afastamento do jogador das provas oficiais pelo período de recuperação de Manoel, estimado em cerca de dois meses, motivou a estranheza de Lima Rebelo, que argumenta que o central foi «duplamente punido», facto que «contraria o regulamento». 

O administrador da SAD do Braga fala em «falta de bom senso», crê estar aberto «um precedente perigoso» e suspeita das intenções da Comissão Disciplinar: «Parece querer voltar ao antigamente, quando as decisões eram discutidas na praça pública». Lima Rebelo promete a atenção da SAD para casos semelhantes, esperando que «os mesmos critérios voltem a ser aplicados em situações análogas». 

Cajuda já testou Idalécio  

Seguro de que «ninguém percebe o futebol português», já depois de alguns ensaios fracassados, Manuel Cajuda não crê no êxito do recurso ao Conselho de Justiça, ao ponto de imaginar a estratégia frente ao Sporting já sem Artur Jorge. A pensar seriamente nessa possibilidade, o treinador ensaiou hoje de manhã uma nova dupla de centrais num amigável que perdeu frente ao Varzim, por 1-0. Bruno Novo fez o golo, num momento de inspiração, e Odair e Idalécio compuseram parte de uma defesa alternativa, também com novidades nas laterais: Zé Nuno adaptado à esquerda e Sousa na direita. 

O resultado do ensaio não foi muito animador, tal como a perspectiva de defrontar o Sporting sem Artur Jorge. «Só espero dizer no final do jogo que o Artur Jorge não é uma equipa e não me fez falta», comentou o treinador, ao final de um amigável que Bruno Novo fez questão de desequilibrar a sete minutos do final, num pontapé forte e colocado.

Patrocinados