André Gomes: o Benfica também grita golo em português

5 mai 2014, 11:15
André Gomes (Lusa)

Primeiro golo português do Benfica na Liga surge na penúltima jornada. Vai a tempo do Mundial?

Quem achava que não havia mais nada de interessante a acrescentar ao título do Benfica em 2013/14, já matematicamente confirmado, pode acrescentar o minuto 60 do encontro com o V. Setúbal.

André Gomes pegou na bola, tabelou com Cardozo, entrou na área e colocou o Benfica na frente. O golo foi bom
, mas, acima de tudo, foi português. Não é um dado tão pouco importante como, à primeira vista, parece.

É que o Benfica arriscava ser o primeiro campeão da história sem qualquer golo português
. Em 28 jogos na Liga, o Benfica fez 56 golos, o melhor ataque. Ao 29º chegou o primeiro que fala como o povo de Lisboa. Ou do Porto, de Faro, Bragança ou das ilhas. O Benfica também grita golo em português.

A culpa é do «menino», a alcunha carinhosa que Jorge Jesus lhe deu quando começou a dar-lhe minutos na equipa principal, na temporada passada. Depois de ter parecido condenado ao esquecimento a dada altura da época, quando era notícia pelos jogos em que entrava nos descontos ou perto disso, André Gomes surge em força na reta final. 

Os números de André Gomes em 2013/14

O golo (golaço!) marcado ao FC Porto na meia-final da Taça de Portugal deu-lhe confiança. Os minutos, agora em doses bem mais reforçadas, fizeram o resto.

André Gomes surge no melhor momento da época quando, por ventura, o Benfica mais precisa. A época é longa, o desgaste acumula e é preciso soluções. O jovem médio português mostra que pode ser uma. Sossega Jesus e os adeptos. Chama a atenção de…Paulo Bento?

Até ao momento participou em seis jogos da Liga. Desses, em três (Rio Ave, Marítimo e Sp. Braga) entrou nos descontos. Contra o Paços de Ferreira jogou os descontos e mais dois minutos.

A primeira titularidade veio apenas no jogo do título, com o Olhanense, precisamente depois do lance de génio contra o FC Porto. Este domingo, novamente titular. E agora com golo.

Faltou a vitória para o final de tarde ser perfeito. Mas ficou o registo para a história: o campeão português tem sempre golos de portugueses. O registo segue intacto por culpa de André Gomes. 

OPINIÃO: o tom a que André Gomes se agarra

Marcadores dos golos do Benfica na Liga em 2013/14:

Lima (Brasil) marcou 14; Rodrigo (Espanha), 11; Cardozo (Paraguai), 7; Garay (Argentina), 6; Markovic (Sérvia), 5; Gaitán (Argentina), 4; Enzo Pérez (Argentina), 3; Matic (Sérvia), 2; Sulejmani (Sérvia), 1; Siqueira (Brasil), 1; Luisão (Brasil), 1; André Gomes (Portugal), 1. 

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados