Roberto Baggio

10 nov 2000, 22:30

Itália

Médio centro/Avançado

Nascido em 18/2/1967

Estreia como profissional: 1986 

TRÊS RAZÕES PARA VOTAR 

1. Foi indiscutivelmente o mais talentoso futebolista italiano da sua geração, salpicando de fantasia e criatividade um campeonato em que esse papel estava, até então (fim da década de 80), monopolizado pelas estrelas estrangeiras. 

2. Quinze épocas ao mais alto nível valeram-lhe 55 internacionalizações e 29 golos. Foi vice-campeão mundial em 1994 e 3º classificado em 1990. Ganhou dois campeonatos de Itália, uma Taça UEFA e uma Bola de Ouro como melhor jogador mundial em 1993. 

3. As suas exibições no Mundial de 1990 - e especialmente o golo que marcou à Checoslováquia - resgataram à mediocridade quase absoluta a pior fase final da história da competição. 

E TRÊS RAZÕES PARA NÃO VOTAR 

1. Apesar de ter estado mais de uma década sob os holofotes, o seu palmarés tem muito pouco peso quando comparado com os de quase todos os seus concorrentes. 

2. O penalty falhado na final do Campeonato do Mundo de 1994, que determinou a vitória do Brasil na competição, colou-lhe para sempre uma imagem de perdedor. Pecado capital num país que sempre colocou a eficácia dos resultados acima de tudo. 

3. Tem a mais irritante legião de adeptos de que há memória. O culto que se criou à volta das suas peculiaridades, como o rabo-de-cavalo e a dedicação ao budismo, quase remete para segundo plano a beleza requintada do seu jogo.

Mais Lidas

Patrocinados