Ainda há espaço para mais um festival de música? O Kalorama acredita que sim. Em setembro, Kraftwerk, Arctic Monkeys e Nick Cave fecham o verão em Lisboa

26 jul 2022, 12:08
Kraftwerk

A primeira edição do festival Meo Kalorama realiza-se de 1 a 3 de setembro no Parque da Bela Vista. Os organizadores garantem que, apesar de ser no final do verão, a venda de bilhetes está a correr bem

A um mês e meio da sua realização, o festival Meo Kalorama tem um número de bilhetes já vendidos e um ritmo de vendas que indicam que um ou mais dias poderão vir a esgotar, revela a organização. The Chemical Brothers, Kraftwerk, James Blake, Arctic Monkeys, Jessie Ware, Disclosure, Ornatos Violeta e Nick Cave & Bad Seeds são os principais nomes da primeira edição do festival Meo Kalorama que terá lugar nos dias 1, 2 e 3 de setembro no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

Porquê fazer mais um festival de música? "Não é mais um festival de verão", garantem à CNN Portugal os organizadores do evento. As promotoras ibéricas House of Fun (Portugal) e Last Tour (Espanha) sentiram que "havia espaço para um grande festival em Lisboa no final do verão": "Trata-se da capital europeia em que o verão se faz sentir até mais tarde, pelo que é natural que muitos europeus (e não só) respondam ao apelo do MEO Kalorama para se juntarem ao derradeiro grande festival de verão, antes de mergulharem na longa travessia dos meses de outono e inverno…", explicam. "O projeto esteve em incubação durante algum tempo mas acabou por ver o seu lançamento adiado devido à pandemia", e só se vai concretizar em setembro deste ano.

"É o último grande festival de verão europeu, que deseja criar uma interseção entre experiência local e global - plasmada na ideia de construção dessa grande família que é a União Europeia. E a prová-lo, dizem, está o facto de cerca de 25% das vendas de bilhetes até ao momento se verificarem noutros países, com predominância do Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha e França.

E que festival é este? "O Meo Kalorama recupera o espírito de genuína paixão pela música que esteve na génese da criação dos festivais de música, há mais de 60 anos, e nesse sentido destina-se a todos os apreciadores de boa música. Mas há também espaço para a descoberta ou para a celebração puramente hedonista, 'la joie de vivre'. Para simplesmente conviver ou dançar. Um festival é também um evento eminentemente social, com um público e  contexto muito diferentes de um concerto numa sala de espetáculos."

O festival vai realizar-se no Parque da Bela Vista, onde habitualmente acontece o Rock in Rio e que os responsáveis garantem ser "o melhor recinto ao nível de infraestruturas do país para acolher eventos de grande dimensão". Terá vários palcos e entretenimento complementar no campo da arte urbana, cuja programação ainda não foi anunciada mas estará assente em dois grandes eixos: a arte e a sustentabilidade.

Relacionados

Música

Mais Música

Patrocinados