Coreia do Norte atingida por epidemia intestinal aguda enquanto combate covid-19

Agência Lusa , BMA
16 jun 2022, 08:02
Coronavírus

Doenças entéricas são muito comuns na Coreia do Norte, onde muitos lugares não dispõem de sistemas de saneamento de água adequados.

A Coreia do Norte está a ser atingida por uma "epidemia intestinal aguda" em redor da cidade de Haeju, no sudoeste do país, numa altura em que combate também um surto de covid-19.

A agência noticiosa estatal norte-coreana KCNA informou que o próprio líder, Kim Jong-un, enviou "medicamentos preparados pela sua família" para a área do país afetada pela doença entérica na quarta-feira, mas não foram fornecidos mais pormenores.

As doenças gastrointestinais contagiosas podem ser causadas por bactérias, tais como cólera ou febre tifoide; por parasitas, tais como a giardíase; ou por vírus, tais como a hepatite A ou o rotavírus. Têm origem no consumo de água e alimentos contaminados com matéria fecal e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa.

As doenças entéricas são muito comuns na Coreia do Norte, onde muitos lugares não dispõem de sistemas de saneamento de água adequados.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados