Livre consegue grupo parlamentar e iguala PCP-PEV

CNN , VC
10 mar, 21:23
Rui Tavares (LUSA)

Rui Tavares consegue grupo parlamentar de quatro deputados

O Livre, liderado por Rui Tavares, conseguiu, pela primeira vez, ter um grupo parlamentar, conseguindo quatro deputados, mais três que o parlamentar único eleito em 2019 e em 2022. Rui Tavares conseguiu 3,26% dos votos, ligeiramente abaixo dos 3,30% do PCP-PEV e abaixo dos 4,46% do Bloco de Esquerda. No início da noite eleitoral de domingo, a sondagem realizada pela Pitagórica para a CNN Portugal e para a TVI ainda dava como hipótese que o Livre pudesse eleger mais deputados que o PCP-PEV e o Bloco. Tal acabou por não acontecer: o Livre igualou o PCP-PEV em número de deputados, e tem menos um que o Bloco.

Nas legislativas de 2022 o Livre obteve 1,28% dos votos e elegeu um deputado. O Bloco de Esquerda elegeu cinco deputados e o PCP-PEV elegeu seis deputados.

EM ATUALIZAÇÃO

Ficha Técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal com o objetivo de recolher informação sobre o comportamento de voto nas eleições legislativas de 10 de março de 2024. O trabalho de campo decorreu no dia 10 de março de 2024.

Foram recolhidas 28.089 simulações de voto através de sistema TAPI (Tablet Assisted Personal Interview), presencialmente, após terem votado.

A amostra foi recolhida de forma aleatória em 45 freguesias ( 115 assembleias de voto) .

A Taxa de resposta foi de 65,12% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.

A ficha técnica completa bem como todos os resultados foram depositados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados