Beja é pela primeira vez de direita - e Chega ganha o deputado que foi "sempre" da CDU  

10 mar, 22:04

Coligação liderada por comunistas com uma grande derrota no Alentejo

É um acontecimento histórico: o PS venceu as eleições no distrito de Beja, repetindo o desfecho rosa que ali ocorre desde 1995. Só que, desta vez, o deputado único do PS fica atrás da representação de direita: a AD elege um deputado e o Chega também um deputado. E isto significa que o PCP perdeu o deputado único que lhe restava neste distrito, que venceu de 1976 a 1991 (através da CDU ou da APU). Este é um distrito grande em extensão mas pequeno em população, pelo que elege apenas três deputados: em 2019 e 2022, foram 2 do PS e 1 da CDU.

Confirma-se a projeção da TVI e CNN Portugal, que tinha dado uma clara maioria à direita. Uma vitória num distrito classicamente de esquerda é uma das provas disso mesmo.

O PCP perde, assim, o único deputado que tinha pelo distrito de Beja, João Dias, eleito nas eleições legislativas de 2022.

João Dias, que tem formação em enfermagem, tinha sido eleito pelo distrito de Beja entre a XIII e a XV legislaturas.

Depois de perder João Oliveira nas últimas legislativas de 30 de janeiro de 2022, que era cabeça de lista pelo distrito de Évora, o PCP perdeu o único deputado que tinha no Alentejo, que durante décadas foi considerado um bastião dos comunistas.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados