Porque não deve olhar diretamente para um eclipse

CNN , Ashley Strickland
14 out 2023, 17:00
Pessoas observam eclipse solar de 2017 no parque nacional Great Smoky Mountains National Park, no Tennessee, EUA. Jonathan Ernst/Reuters

Independentemente de a sua localização permitir uma visão do eclipse solar anular ou parcial, alguma da poderosa luz do sol será sempre visível. E qualquer vislumbre do brilho do sol a olho nu não é apenas incómodo, é também perigoso

Neste sábado, um eclipse solar anular criará um cintilante "anel de fogo" nos céus das Américas - em Portugal será apenas visível nos Açores, parcialmente, entre as 18:21 e as 19:05 locais (19:21 e 20:05 de Lisboa).

Os astrónomos estão a encorajar todos os que se encontram na área de abrangência do eclipse (201 quilómetros de largura) que se estende pela América do Norte, Central e do Sul, a desfrutar desta rara visão pela última vez até 2046 - mas apenas se o puderem fazer em segurança. E os óculos de sol não serão suficientes para proteger os olhos neste acontecimento celestial.

A alcunha de "anel de fogo" vem da aparência dos eclipses solares anulares. São como os eclipses solares totais, exceto que a lua está no ponto mais distante da sua órbita da Terra, pelo que não consegue bloquear completamente o sol. Em vez disso, a luz ardente do sol envolve a sombra da lua, criando o chamado anel de fogo.

Se as condições meteorológicas o permitirem, um eclipse solar parcial em forma de lua crescente, em que apenas parte do sol é coberta pela lua, também será visível em todos os 49 Estados continentais dos EUA, incluindo o Alasca, de acordo com a NASA.

Independentemente de a sua localização permitir uma visão do eclipse solar anular ou parcial, alguma da poderosa luz do sol será sempre visível. E qualquer vislumbre do brilho do sol a olho nu não é apenas incómodo, é também perigoso.

Porque não deve olhar diretamente para o eclipse

A única altura em que é seguro olhar para o sol sem proteção ocular é durante a "totalidade" de um eclipse solar total, ou os breves momentos em que a lua bloqueia completamente a luz do sol, segundo a NASA. Um eclipse solar total atravessará a América do Norte a 8 de abril de 2024.

"Há diferentes tipos de eclipses, o que significa que há diferentes tipos de segurança a que é preciso prestar atenção", disse Carrie Black, da Fundação Nacional da Ciência para o National Solar Observatory. "Durante um eclipse anular, porque a superfície do sol não está completamente coberta, é necessário usar óculos ou ver indiretamente em todos os momentos."

Olhar diretamente para o sol pode resultar em cegueira ou perturbação da visão. Durante o eclipse solar total de 2017, uma jovem mulher foi diagnosticada com retinopatia solar, uma lesão na retina causada pela exposição à radiação solar, em ambos os olhos, depois de ver o eclipse com o que os médicos acreditavam serem óculos de eclipse que não cumpriam as normas de segurança.

Não existe tratamento para a retinopatia solar. Pode melhorar ou piorar, mas é uma doença permanente.

Utilizar óculos de eclipse e visores solares

Para ver o eclipse anular, use óculos de eclipse certificados ou use um visualizador solar portátil. Separadamente, pode observar o sol com um telescópio, binóculos ou câmara que tenha um filtro solar especial na parte da frente, que atua da mesma forma que os óculos de eclipse.

"Precisa de óculos de eclipse solar certificados de acordo com a norma ISO 12312-2. Existem muitos vendedores seguros na Internet", afirmou Alex Lockwood, responsável pelo conteúdo estratégico e pela integração da Direção da Missão Científica na sede da NASA. "Não podemos enfatizar o suficiente a importância de obter um par de óculos de eclipse solar certificados e seguros para testemunhar este evento anular."

Os óculos de sol não substituem os óculos de eclipse ou os visores solares, que são 100.000 vezes mais escuros e obedecem a uma norma de segurança internacional.

As lentes dos óculos de eclipse solar são feitas de polímero preto, ou resina infundida com partículas de carbono, que bloqueia quase toda a luz visível, infravermelha e ultravioleta, de acordo com a The Planetary Society. Os óculos de sol não bloqueiam a radiação infravermelha.

Para conhecer fabricantes e revendedores seguros de óculos de eclipse e filtros para dispositivos óticos, incluindo câmaras e smartphones, consulte a lista organizada pela American Astronomical Society.

Coloque os seus óculos de eclipse antes de olhar para cima e lembre-se de se afastar do sol antes de os retirar novamente. Mantenha sempre debaixo de olho as crianças que estejam a usar óculos de eclipse para se certificar de que não os retiram enquanto olham para o sol.

Se normalmente usa óculos, mantenha-os e coloque óculos de eclipse por cima deles ou segure um visor portátil à sua frente, de acordo com a American Astronomical Society.

Não olhe para o sol através de qualquer dispositivo ótico não filtrado - lente de câmara, telescópio, binóculos - enquanto estiver a usar óculos de eclipse ou um visor solar portátil, alerta a NASA. Os raios solares podem ainda queimar através do filtro dos óculos ou do visor, dada a concentração que podem ter através de um dispositivo ótico, e podem causar graves lesões oculares.

Também é possível utilizar filtros de soldadura para ver o eclipse em segurança, uma vez que a norma internacional de segurança foi parcialmente derivada da utilização desses filtros para ver o sol.

Os filtros de soldadura feitos de vidro temperado ou policarbonato revestido a metal e com um número de tonalidade de 12 ou superior permitem uma visualização segura, mas muitos consideram que a tonalidade 13 ou 14 é a melhor e semelhante à utilização de óculos de eclipse, segundo a American Astronomical Society. Saiba apenas que o sol aparecerá verde em vez de laranja-amarelado ou branco. Estes filtros não se encontram habitualmente nas prateleiras das lojas de artigos de desporto, mas podem estar disponíveis online.

Os capacetes de soldadura com escurecimento automático ou ajustáveis não são recomendados porque podem não escurecer suficientemente rápido para ver o sol.

Preparar-se para o próximo eclipse

Desde que os óculos para o eclipse ou os visores solares que está a utilizar cumpram a norma de segurança ISO 12312-2 e não estejam rasgados, riscados ou danificados de qualquer forma, não "expiram" e podem ser utilizados indefinidamente. Além disso, não há limite para o tempo que se pode ver o sol com eles.

Alguns óculos e visores contêm avisos desatualizados sobre a utilização dos óculos durante mais de três minutos de cada vez ou recomendam que sejam deitados fora após mais de três anos, mas estes avisos não se aplicam aos visores com certificação ISO 12312-2, de acordo com a American Astronomical Society.

Guarde os seus óculos e visores do eclipse para o eclipse solar total em abril, armazenando-os à temperatura ambiente num envelope ou na embalagem original para evitar riscos.

Nunca utilize água, limpa-vidros, toalhitas de bebé ou outros toalhetes húmidos para limpar os óculos do eclipse - a humidade pode fazer com que as armações de cartão se soltem das lentes. Em vez disso, limpe cuidadosamente as lentes com um lenço de papel ou um pano.

Observação indireta do eclipse

Se não tiver óculos certificados à mão, os eclipses também podem ser vistos indiretamente utilizando um projetor de orifícios, como um buraco feito num cartão. Estes projetores funcionam quando se está de costas para o sol e se segura o cartão. O orifício projeta uma imagem do sol em forma de anel ou crescente no chão ou noutras superfícies.

Mas nunca se deve estar de frente para o sol e olhar diretamente para ele através do orifício.

Outros projetores de orifícios que pode ter à mão são os coadores, os chapéus de palha ou qualquer coisa com pequenos orifícios. Ou pode simplesmente levantar as mãos, espaçar os dedos e cruzá-los uns sobre os outros para criar um padrão de waffle. O pequeno espaço entre eles refletirá o crescente do sol durante um eclipse parcial ou um anel durante o eclipse anular.

Está junto a uma árvore frondosa? Os pequenos espaços entre as folhas refletem os padrões da fase do eclipse no chão.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados