Novo Banco vende malparado a sociedades por 52,3 milhões de euros

Agência Lusa , BMA
27 dez 2021, 22:11
Novo Banco
Novo Banco

Segundo a instituição, “a concretização da transação, nos termos acordados, deverá ter um impacto marginal na posição de capital”

PUB

O Novo Banco vendeu um portfolio de créditos não produtivos e ativos relacionados a uma entidade detida por sociedades afiliadas e aconselhadas pela AGG Capital Management Limited e pela Deva Capital Management Company por 52,3 milhões de euros.

Em comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição financeira informou que, “após conclusão de um processo de venda competitivo, o Banco celebrou um Contrato de Compra e Venda, com uma entidade detida por sociedades afiliadas e aconselhadas pela AGG Capital Management Limited e Deva Capital Management Company S.L.U., para a venda do Projeto Harvey”.

PUB

Este projeto “é um portefólio de ‘single-names’ de créditos não produtivos e ativos relacionados, com valor bruto contabilístico (‘gross book value’) de 164,4 milhões de euros a setembro de 2021”, sendo que “o valor de venda do portefólio totalizou 52,3 milhões de euros”, revelou o Novo Banco.

Segundo a instituição, “a concretização da transação, nos termos acordados, deverá ter um impacto marginal na posição de capital”, bem como “na demonstração de resultados de 2021”.

PUB
PUB
PUB

“O Projeto Harvey inclui créditos não produtivos e ativos relacionados abrangidos pelo Mecanismo de Capital Contingente, estando os contratos sujeitos a ajustamentos de perímetro habituais em operações desta natureza”, destacou.

Este contrato representa “uma redução de 162,6 milhões de euros no montante de crédito não produtivo (“NPL” – non-performing loan) e, juntamente com o Projeto Orion, representa mais um marco relevante para o novobanco, permitindo ao mesmo executar a sua estratégia de convergência para a média da UE”, salientou.

No dia 23 de dezembro, a instituição informou que, “após conclusão de um processo de venda competitivo, o banco celebrou contratos de compra e venda com um consórcio de fundos geridos por West Invest UK Limited Partnership e LX Investment Partners III S.À.R.L., respetivamente, para a venda do projeto Orion, um portfólio de créditos não produtivos e ativos relacionados", lê-se no comunicado remetido, na altura, à CMVM.

O portfólio em causa tem mais de 12.000 empréstimos, sendo que, em setembro de 2021, o valor nominal ascendia a 231,3 milhões de euros.

PUB
PUB
PUB

Por sua vez, o valor de venda totalizou 64,7 milhões de euros.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Economia

Mais Economia

Patrocinados